A construção do conceito de variável por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Palavras-chave:
Variável, Pensamento algébrico, Teoria dos Campos Conceituais, Ensino FundamentalResumo
Nosso objetivo é analisar a construção do conceito de variável por estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que visou desenvolver e analisar uma intervenção de ensino que contribuísse para a construção do pensamento algébrico. Foi realizado um estudo de caso fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. Os resultados mostram que os estudantes apresentam mais dificuldades para lidar com expressões do tipo “mx + n” e que os conceitos de números inteiros e as operações com eles estão associados à construção do conceito de variável. Além disso, a diversificação da letra que representa a variável pode ser um obstáculo quando não é bem negociada com os estudantes.
Referências
Anjos, L. F. (2021). Equações do 1º grau: significando a aprendizagem por intermédio da história da matemática (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Bilhalva, A. S. (2020). Investigando o pensamento algébrico à luz da teoria dos campos conceituais (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS.
Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.
Fiorentini, D., Miorim, M. Â. M., & Miguel, A. (1993). Contribuição para um repensar a educação algébrica elementar. Pro-Posições, 4(1), 78-90.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª ed.). São Paulo, SP: Atlas.
Kikuchi, L. M. (2019). A Teoria dos Campos Conceituais e os invariantes operatórios no conteúdo de Álgebra (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Klopsch, C. (2010). Campo conceitual algébrico: análise das noções a serem aprendidas e dificuldades correlatas encontradas pelos estudantes ao final do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado em Psicologia Cognitiva). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.
Lins, R. C., & Gimenez, J. (1997). Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o Século XXI. Campinas, SP: Papirus.
Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: EPU.
Minayo, M. C. S. (1994). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In M. C. S. Minayo (Org.), Pesquisa social: teoria, método e criatividade (v. 18, pp. 31-50). Petrópolis, RJ: Vozes.
Reis, J. P. C., Silva, R. C., & Santos, G. M. T. (2021). Educação algébrica: o uso de padrões figurativo-numéricos como recurso didático-pedagógico para os anos finais do ensino fundamental. Brazilian Electronic Journal of Mathematics, 2(4).
Righi, F. P., Dalla Porta, L., & Scremin, G. (2021). Pensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 16, 1-21.
Serpa, D., & Kinast, E. (2021). Recurso lúdico para apoio ao aprendizado da álgebra de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
Scremin, G., & Righi, F. P. (2020). Ensino de álgebra no ensino fundamental: uma revisão histórica dos PCN à BNCC. Ensino em Re-Vista, 27(2), 409-433.
Silva, F. A. M. (2023). Sequência didática como estratégia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS.
Souza, P. M. (2021). O estudo de álgebra no ensino fundamental II: uma proposta com materiais manipuláveis (Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, PR.
Vergnaud, G. (1990). La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10(2-3), 133-170.
Vergnaud, G. (1993). Teoria dos campos conceituais. In Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro (pp. 1-26). Rio de Janeiro, RJ.
Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade (M. L. F. Moro, Trad.). Curitiba, PR: Editora UFPR.
Vergnaud, G. (2019). Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista, 9(1).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.