Trabalho Colaborativo: Desenvolvimento Profissional de um Formador de Professores de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Tarefas de Aprendizagem Profissional, Sistemas de Equações Lineares, Formador de professores de Matemática, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O presente texto, parte do estudo ao nível doutoral, objetiva compreender como um formador se desenvolve profissionalmente em um ambiente de trabalho colaborativo envolvendo a concepção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP) para o ensino de Sistemas de Equações Lineares em uma disciplina de Álgebra Linear. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativo. Os colaboradores do estudo são um formador de professores de Matemática e uma pesquisadora. Os resultados apontam que a experiência pessoal do formador de professores de Matemática influenciou a construção de sua identidade docente no Ensino Superior. Além disso, a participação em um trabalho colaborativo potencializou a interação e aproximações ao relacionar a matemática acadêmica com a matemática escolar, bem como a teoria e a prática.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior

Como Citar

Silva, J. M. P. da ., Albrecht, E., & Neves, R. da S. P. (2024). Trabalho Colaborativo: Desenvolvimento Profissional de um Formador de Professores de Matemática. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-13. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/574