Ensino Remoto Emergencial e Aprendizagem Matemática: percepções de estudantes da Educação Básica do campo

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Aprendizagem Matemática, Pandemia COVID-19

Resumo

Neste artigo, apresentamos as percepções de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de uma escola do campo quanto à aprendizagem da Matemática durante o Ensino Remoto Emergencial. Fundamentamo-nos em autores que discutem aprendizagem matemática, Tecnologias Digitais e Educação Matemática. Questionários, entrevistas e observação participante propiciaram a produção de dados analisados à luz da indução analítica e da triangulação de dados. Como resultados, destacamos: participação familiar mais efetiva nas atividades escolares; falta de convivência social com colegas e professores geram aspectos negativos à aprendizagem; falta de acesso à internet dificulta as interações e reverbera feedbacks demorados, tempo de estudos mais lento, distrações e falta de comprometimento; uso de materiais não digitais, como apostilas, jogos, pesquisas na internet, aplicativos online e vídeos.

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Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Como Citar

Santos, P. A. da S., & Souto, D. L. P. (2024). Ensino Remoto Emergencial e Aprendizagem Matemática: percepções de estudantes da Educação Básica do campo. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-11. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/579