Discussões em torno do Currículo de Matemática: quais práticas educativas permeiam o ensino com temáticas?

Autores

Palavras-chave:

Currículo de Matemática, Educação Matemática, Práticas Educativas, Temáticas

Resumo

No trabalho, discutimos práticas educativas voltadas para a estruturação do Currículo de Matemática na Educação Básica com base no ensino por temáticas, integrando conteúdos matemáticos aos contextos sociais e cotidianos dos estudantes. Fundamentado em discussões teóricas sobre Currículo e estratégias pedagógicas contextualizadas, com o estudo qualitativo, analisamos práticas relacionadas aos temas de Educação Financeira, Saúde e Cultura. Os resultados indicam que o uso de temáticas constitui uma metodologia para desenvolver uma educação rica em contextos e alinhada às demandas contemporâneas. Conclui-se que práticas educativas centradas em temas podem enriquecer o ensino de Matemática, ao integrar saberes específicos com competências e valores sociais, contribuindo para um Currículo Matemático relevante e contextualizado.

Referências

Azcárate, P. G. (1997). ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación en la Escuela, 32, 77-85.

Beane, J. A. (2003) Integração curricular: a essência de uma escola democrática. (Tradução de J. M. Paraskeva). Currículo sem Fronteiras, 3(2), 91-100.

Benjamin, T. A. (2023). Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma abordagem crítica e significativa. 109f. Dissertação (Mestrado em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, DF: MEC/SEB.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília, DF: MEC/SEF.

Cetto, E. Z. Z. (2023). Modelagem matemática na Educação do Campo: contribuições na formação integral de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Instituto Federal do Espírito Santos. Vila Velha, ES.

Coll, C. (1999). Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar (Tradução de C. Schilling). São Paulo, SP: Ática.

D´Ambrosio, Ubiratan. Educação para uma Sociedade em Transição. 2. ed. Natal: Editora da UFRN, 2011.

Olgin, C. A. (2015). Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no Currículo de Matemática do Ensino Médio. 265f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS.

Sacristán, J. G. (2017). O currículo: uma reflexão sobre a prática. (Tradução de E. F. F. Rosa; 3. ed.). Porto Alegre, RS: Penso.

Santos, J. (2020). Produção artesanal de chocolate e etnomodelagem: compreensão do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, BA.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Edição

Seção

GT 03 — Currículo e Educação Matemática

Como Citar

Kranz, B. E., & Olgin, C. de A. (2024). Discussões em torno do Currículo de Matemática: quais práticas educativas permeiam o ensino com temáticas?. Seminário Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 1-12. https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/sipem/article/view/793