Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade

Autores

  • Marcus Vinicius Tovar Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística
  • Augusto Cesar de Castro Barbosa IME/UERJ
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido IME/UERJ
  • Emanuel Arcanjo Jaconiano PROFMAT - IME/UERJ

Palavras-chave:

Proporcionalidade, Redução à unidade, Resolução de problemas.

Resumo

Este trabalho é uma proposta de uma forma didática alternativa para o ensino de proporcionalidade, usando como metodologia a resolução de problemas baseada em Polya, com foco no método de redução à unidade. Ao analisar alguns livros didáticos, entendeu-se que a abordagem atual sobre esse conceito, em muitos casos, pode não ser a mais adequada, dificultando, assim, o aprendizado por parte dos alunos. Por meio de um trabalho realizado na rede particular, verificou-se em turmas do primeiro ano do Ensino Médio que o conhecimento prévio acerca de proporcionalidade estava abaixo do que se esperava e que a proposta de ensino por meio da metodologia resolução de problemas, assim como o emprego da redução à unidade, se mostrou bastante satisfatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Tovar Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Matemática e Estatística

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1985), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989) e Doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1995). Realizou seu Pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas entre 1996 e 1998. Foi Pesquisador visitante em 1999 também no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Foi professor visitante do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2000 e 2001. Foi professor Adjunto do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/ UERJ) entre 2001 e 2012. Atualmente é professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: magnetismo itinerante, campos hiperfinos, impurezas e física de superfícies. Tem atuado também na área de Ensino de Física e Matemática Aplicada.

Augusto Cesar de Castro Barbosa, IME/UERJ

Possui doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Física (UFF - 1992), graduação em Física (UFF - 1988) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1981). De 1999 a 2011 foi Professor Adjunto e desde 2012 é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na área Multidisciplinar. Tem experiência na área de Física, em especial nos seguintes temas: interações magnéticas em sistemas de multicamadas metálicas, segregação de impurezas em ligas metálicas e ensino de Física. Desenvolve pesquisa também em Engenharia Mecânica, na parte de Aeroacústica, em ensino de Matemática e em Análise Numérica, trabalhando com problemas inversos em difusão. Desde 2003 atua também na área de Educação Ambiental.

Cláudia Ferreira Reis Concordido, IME/UERJ

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Tovar Costa, M. V., de Castro Barbosa, A. C., Concordido, C. F. R., & Jaconiano, E. A. (2019). Resolução de problemas de proporcionalidade por meio da redução à unidade. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 98-113. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1010

Edição

Seção

Artigos