A questão da escala e as concepções de professores ao analisarem gráficos de funções reais, obtidos em calculadoras

Autores

  • Ana Maria C Abraão anaabrahao@terra.com.br
    Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Gilda de La Roque Palis gilda@mat.puc-rio.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Resumo

As concepções do professor ao interpretar gráficos de funções reais produzidos por computadores e sua preparação para lidar com os erros e falsas concepções apresentados por alunos motivou uma pesquisa junto a professores de matemática regentes no nível médio. Esse artigo apresenta e põe em discussão resultados dessa pesquisa. A análise das concepções dos professores ao se depararem com gráficos não usuais, obtidos em calculadoras e computadores, diferentes do chamado “o gráfico” da função, mostra, dentre outras, suas dificuldades com escalas. O fato da calculadora nos permitir manipular as escalas gráficas com muita facilidade pode nos ajudar a ver com detalhe comportamentos específicos da função, todavia, há necessidade de se fazer associações entre as representações gráficas e o conhecimento teórico da função. As dificuldades de interpretação gráfica apresentadas pelos professores nos levam a pensar que o entendimento de escala não é imediato e precisa ser mais explorado.

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A questão da escala e as concepções de professores ao analisarem gráficos de funções reais, obtidos em calculadoras. (2018). Educação Matemática Em Revista, 16, 30-36. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1053