O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente

Autores

  • Irma Verri Bastian sbem@sbem.com.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Saddo Ag Almouloud saddoag@exatas.pucsp.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Nossa prática docente e uma análise preliminar permitiram observar a grande dificuldade dos alunos no que se refere à aplicação do Teorema de Pitágoras como ferramenta na solução de problemas. Berté (1995) efetuou um levantamento identificando os erros mais frequentes apresentados pelos alunos na utilização do Teorema. Segundo a pesquisadora, os erros detectados seriam reflexo da ausência de problematização na abordagem do tema. Elaborou-se uma sequencia didática composta de situações-problema visando proporcionar aos alunos condições para melhor compreensão do significado do Teorema. Almejou-se com isso que eles o entendessem não como uma simples fórmula a memorizar, mas sim como ferramenta utilizável na resolução de inúmeros problemas da Geometria. As atividades constitutivas da sequência parecem ter contribuído para desenvolver nos alunos algumas capacidades, relativamente à aplicação do mesmo como ferramenta para a resolução de problemas.

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Publicado

2018-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Teorema de Pitágoras: uma abordagem enfatizando o caráter necessário/suficiente. (2018). Educação Matemática Em Revista, 14, 45-53. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1086