Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva Etnomatemática

Autores

  • Rodrigo Carlos Pinheiro Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS – BH)
  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carlos Pinheiro, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS – BH)

Sou mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017), especialista em Ensino de Matemática pela PUC Minas (2015) e graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2011). Desde 2009 atuo na área da Educação, ministrando aulas de Matemática, Raciocínio Lógico, Educação Financeira e Libras em instituições de ensino básico, profissional, técnico e superior. Além disso, tenho experiência no ensino de Matemática e na formação em Educação Financeira para alunos surdos e ouvintes, em capacitação de professores que atuam com alunos surdos e, também, na elaboração de materiais didático-pedagógicos de Matemática para esse público específico. Atualmente sou professor de Matemática no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS – BH) e professor de Libras na Fundação Pedro Leopoldo. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática, relacionadas ao Programa Etnomatemática, Cultura Surda, Educação Financeira e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

Prof. Milton Rosa possui Licenciatura Curta em Ciências com Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1993) na área de Administração Escolar, especialização em Educação Matemática pela PUC de Campinas (1999), mestrado em Educação Matemática, Currículo e Instrução pela California State University, em Sacramento (2000) e doutorado em Educação, Liderança Educacional na área de Gestão Educacional da Educação Básica, pela California State University, em Sacramento (2010). Ambos os diplomas de mestrado e doutorado expedidos pela California State University, em Sacramento (CSUS) foram revalidados pela Universidade de São Paulo (USP). Prof. Milton Rosa também possui pós-doutorado em Educação pela USP em 2014. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) e professor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Pinheiro, R. C., & Rosa, M. (2018). Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva Etnomatemática. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 229-245. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1115

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática