Processos criativos e cultura carnaval: um olhar sob a perspectiva etnomatemática

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betefreitas.m@gmail.com
    Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0003-1674-0479
  • Valderez Marina do Rosário Lima valderez.lima@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que objetivou analisar os métodos utilizados nos processos de criação de diferentes profissionais que atuam em uma agremiação carnavalesca, para subsidiar estudos etnomatemáticos. Os sujeitos de pesquisa foram cinco profissionais atuantes no carnaval: carnavalesco, figurinista, escultor, coreógrafo e compositor. A coleta de dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos colaboradores da pesquisa e, para tratamento das informações, utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional, buscando articular com o programa etnomatemática e um modelo de configuração dos processos criativos. A análise originou quatro categorias, denominadas: intenção, projeção, criação e produto. Os resultados do estudo mostraram que durante os processos de criação desses profissionais, houve emergência de conceitos matemáticos implícitos relacionados ao contexto cultural carnavalesco. Além disso, se evidenciou que, para as diferentes criações, os entrevistados contemplam as quatro etapas do processo criativo: preparação, incubação, iluminação e verificação.

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Biografia do Autor

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
    Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM/UESC)
  • Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS

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Publicado

2018-12-25

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática

Como Citar

Processos criativos e cultura carnaval: um olhar sob a perspectiva etnomatemática. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(60), 396-412. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1120