Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma revisão sistemática que buscou conhecer o fluxo e as tendências dos estudos em Etnomatemática no contexto quilombola, no período de 2000 a 2016. Visou também compreender as contribuições dessa abordagem para a formação de professores atuantes na Educação Escolar Quilombola. Metodologicamente, utilizou-se a revisão sistemática de dissertações e teses brasileiras disponíveis no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, na Plataforma Sucupira, no Google Acadêmico, e no portal da SCIELO Brasil – Scientific Electronic Library Online. A investigação encontrou 13 pesquisas acadêmicas, sendo oito delas abordando a Etnomatemática em comunidades quilombolas no viés das práticas sociais, e outras cinco pesquisas se referindo à sua utilização dentro das salas de aulas de escolas quilombolas. Os autores e pesquisadores estudados afirmam que a abordagem da Etnomatemática dentro das salas de aulas de escolas quilombolas é necessária por ser instrumento de valorização e respeito aos conhecimentos extraescolares dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva

    Professora Efetiva de Matemática da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. 

    Doutoranda em Educação pelo Instituto de Educação/UFMT.

    Mestra em Educação pelo Instituto de Educação/UFMT.

    Membro do GEPEQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola.

    Pesquisadora em Educação Matemática, Educação Escolar Quilombola, Formação de Professores.

  • Suely Dulce de Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso
    Possui Graduação em Letras, habilitação em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestrado em Educação Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação: Currículo, com ênfase em Relações Raciais pela PUC/SP (2008). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Eucação da UFMT. Tem experiência na área de literatura brasileira, Currículo, educação para as relações étnico-raciais, Educação quilombola; diversidade culturais; relação segurança pública e minorias e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ).

Downloads

Publicado

2018-12-23

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática

Como Citar

Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(60), 91-106. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1257