O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática

Autores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar os conhecimentos etnomatemáticos utilizados pelos tecelões do município de Jaguaruana – CE, relacionando-os com as Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D’Ambrosio (2011) e na Resolução de Problemas de Allevato e Onuchic (2009). Partindo do relato de três tecelões, conheceu-se as etapas de fabricação e procedimentos de comercialização das redes de dormir e diversas situações-problema que podem ser edificadas e inseridas no contexto educacional conforme algumas habilidades das cinco Unidades Temáticas da BNCC. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor que podem ser entrelaçados com a Matemática escolar e a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e a valorização dos conhecimentos prévios.

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Biografia do Autor

Edney Araujo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor da Rede Estadual do Ceará e Coordenador Pedagógico

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Lima, E. A., & Bandeira, F. de A. (2018). O entrelaçamento da Etnomatemática dos tecelões de Jaguaruana - CE com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 283-297. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1259

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática