Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe

Autores

  • Evanilson Tavares de França evanilsont@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Secretaria de Estado da Educação (Sergipe).
  • Jackeline Rodrigues Mendes jamendes@unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto Sociocultural

Resumo

D’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evanilson Tavares de França, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Secretaria de Estado da Educação (Sergipe).
    Doutorando em Educação (Unicamp). Membro do GEPIADDE (Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação), do PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Culturais), e do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática). Professor de Educação Básica da Rede Estadual de Educação deSergipe.
  • Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    Doutora em Linguística Aplicada, líder do PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), docente do PPGE-FE- Unicamp.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(61), 26-41. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265