Representações gráficas: da percepção do objeto ao registro gráfico

Autores

  • Neiva Ignês Grando neiva@upf.br
    Universidade de Passo Fundo
  • Lisandra Zelinda Girardello lizandragz@yahoo.com.br
    Universidade de Passo Fundo

Resumo

Representações gráficas, como uma das formas de comunicação de ideias ou organização do pensamento, vêm sendo utilizadas desde a época do homem das cavernas. Porém, a representação em perspectiva teve seu salto qualitativo entre os séculos XIV e XVII, quando pintores, escultores e arquitetos, promoveram, por meio da arte e da matemática, a geometrização do espaço. A partir de então, as possibilidades se ampliaram e os registros das representações reais e mentais vêm sendo cada vez mais elaborados. No cotidiano da escola, a utilização de diferentes tipos de linguagem, como a escrita e a falada, a gestual e a pictórica, revela-se como uma necessidade do processo de ensino e de aprendizagem de matemática. Este texto mostra como estudantes de 5ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio representam graficamente objetos do cotidiano escolar e de outros contextos

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Publicado

2019-01-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Representações gráficas: da percepção do objeto ao registro gráfico. (2019). Educação Matemática Em Revista, 90-97. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1737