De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática

Autores

  • Thiago Pedro Pinto thiagopedropinto@gmail.com
  • João Ricardo Viola dos Santos jr.violasantos@gmail.com

Palavras-chave:

Educação matemática e linguagem, Modelo dos Campos Semântico, Jogos de Linguagem.

Resumo

Neste artigo apresentamos situações de sala de aula de matemática constituídas de diálogosentre professores e alunos, caracterizadas por nós como causos, e, a partir deles, tecemosconsiderações sobre algumas possíveis atitudes de professores de matemática em sala deaula. Essas atitudes são construídas na direção de olhar o que alunos e professores falam efazem para ampliar seus modos de produzir significados. Tomamos como referência algunsconceitos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1994), e algumasaproximações à ideia de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Para Ler Com Os Alunos

Como Citar

De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática. (2013). Educação Matemática Em Revista, 13-20. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267