Que é “infinito”? Relato de uma abordagem com Estudantes do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática e Física

Autores

  • Camila Manni Dias do Amaral camilamanni@gmail.com
    UFRJ
  • Gisele Leite da Silva gisleite@unifei.edu.br
    Universidade Federal de Itajubá, Itajubá
  • Aline Mendes Penteado Farves aline.penteado@ifrj.edu.br
    IFRJ/Nilópolis
  • Flávia Trópia tropiaflavia@gmail.com
    CEFET/Petrópolis

Resumo

Neste relato apresenta-se como estudantes de duas turmas de ensino médio e duas turmas de licenciatura em matemática e em física compreendem “infinito”, com a discussão sobre o tratamento deste assunto em turmas cujos membros trazem diferentes conhecimentos prévios sobre o tema. As atividades relatadas consistiram de discussões conduzidas por quatro professoras em turmas distintas, e tiveram duração média de uma hora e quarenta minutos. Um dos interesses ao realizar essa atividade com públicos diversos era compreender quais percepções dos estudantes acerca do infinito e da ideia de que existem infinitos maiores do que outros. Uma concepção comum emergiu nos quatro grupos em que a atividade foi realizada: infinito é aquilo que não se pode contar e também um conjunto que não tem último elemento. Para além dessa concepção comum, questões relativas à natureza do infinito e foram trazidas pelos estudantes e discutidas pelas professoras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Que é “infinito”? Relato de uma abordagem com Estudantes do Ensino Médio e de Cursos de Licenciatura em Matemática e Física. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(76), 75-85. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2718