Avaliação de professores do 4º ao 6º ano sobre uma ação formativa voltada para o ensino de frações e decimais

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos da avaliação realizada pelas cursistas da ação formativa intitulada Ensino de Frações e Números Decimais: o que saber, o que fazer e como entender a produção dos alunos. Após as 42 horas de atividades síncronas e assíncronas, as 16 cursistas concluintes – professoras de diferentes municípios do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros e uma estudante de Licenciatura em Matemática – avaliaram aspectos da ação formativa, o que permitiu uma reflexão sobre as demandas formativas de professores que ensinam Matemática do 4º ao 6º ano do ensino fundamental. A base teórica se referenciou em autores como Cavalcanti e Guimarães (2008), Ribeiro (2017), Serrazina (2002) e Shulman (2014). Concluiu-se que as dimensões conceitual, metodológica e interpretativa da prática docente são consideradas igualmente relevantes pelas professoras que participaram da ação desenvolvida, o que possibilita ampliar as reflexões acerca dos modelos de formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

  • Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso - Instituto de Educação - Departamento de Ensino e Organização Escolar

    Doutora em Educação - Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    Áreas: Ensino de Matemática e Formação de Professores dos Anos Iniciais

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Publicado

2022-06-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Avaliação de professores do 4º ao 6º ano sobre uma ação formativa voltada para o ensino de frações e decimais. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(75), 15-30. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2966