Avaliação de professores do 4º ao 6º ano sobre uma ação formativa voltada para o ensino de frações e decimais
Resumo
Este trabalho apresenta aspectos da avaliação realizada pelas cursistas da ação formativa intitulada Ensino de Frações e Números Decimais: o que saber, o que fazer e como entender a produção dos alunos. Após as 42 horas de atividades síncronas e assíncronas, as 16 cursistas concluintes – professoras de diferentes municípios do estado de Mato Grosso e de outros estados brasileiros e uma estudante de Licenciatura em Matemática – avaliaram aspectos da ação formativa, o que permitiu uma reflexão sobre as demandas formativas de professores que ensinam Matemática do 4º ao 6º ano do ensino fundamental. A base teórica se referenciou em autores como Cavalcanti e Guimarães (2008), Ribeiro (2017), Serrazina (2002) e Shulman (2014). Concluiu-se que as dimensões conceitual, metodológica e interpretativa da prática docente são consideradas igualmente relevantes pelas professoras que participaram da ação desenvolvida, o que possibilita ampliar as reflexões acerca dos modelos de formação continuada de professores.