Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões

uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line

Autores

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência no contexto de um curso de formação continuada com professores acerca do desenvolvimento dos conhecimentos didáticos da álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste estudo é analisar as compreensões de dois professores sobre como os alunos podem desenvolver o pensamento algébrico mediante a resolução de tarefas com generalização de padrões. Assim, adotamos o Labor Conjunto, proposto na Teoria da Objetivação, como metodologia, visando destacar os processos de objetivação e subjetivação cujos sujeitos envolvidos passaram em um dos encontros do curso. A produção dos dados ocorreu a partir da videogravação, particularmente nos apontamentos dos professores sobre um dos problemas do material de leitura. Dentre os resultados, sublinhamos as compreensões dos professores referentes aos vetores do pensamento algébrico que os alunos podem mobilizar para alcançar a generalização algébrica. Em suma, acreditamos que a metodologia adotada foi indispensável para a aprendizagem coletiva na modalidade on-line.

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Biografia do Autor

  • Alaide Cecília de Lima , Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

  • Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Docente do Departamento de Educação (DEd) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica  (EDUMATEC), vinculado ao Centro de Educação da UFPE, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC), vinculado ao DEd da UFRPE. Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE. Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE.

  • Juliana Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), mestra em Educação Matemática pela mesma instituição. Faz parte do Grupo de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra (Al-Jabr) - UFRPE e do Grupo de Pesquisa em História da Matemática da UFTM (GPHMAT-UFTM). Atualmente é professora substituta no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

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Publicado

2022-06-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Pensamento algébrico em tarefas com generalização de padrões: uma análise das compreensões de professores em formação continuada on-line. (2022). Educação Matemática Em Revista, 27(75), 31-44. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3044