Metacognição e Educação Matemática: análise das pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática entre 1987 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3683

Palavras-chave:

Metacognição, Estratégias metacognitivas, Ensino de Matemática, Encontro Nacional de Educação Matemática

Resumo

O artigo tem, como objetivo, mapear a produção científica sobre metacognição matemática publicada no Encontro Nacional de Educação Matemática, no período de 1987 a 2022. Como percurso metodológico, foram mapeados trabalhos, vinculados às edições de 1987 a 2022 do evento, disponibilizados no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, visando analisar as tendências das pesquisas sobre a temática. A investigação é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo utilizado a Análise de Conteúdo, dessa maneira se obteve dezoito produções, das quais treze estavam disponíveis integralmente para leitura e para extração de informações pertinentes, constituindo a análise final. Os resultados indicam que a metacognição tende a estar relacionada às estratégias metacognitivas, envolvendo os campos do ensino e da formação de professores, em que foram apresentadas algumas possibilidades para o trabalho em sala de aula, como planejamentos, descrições e análises de ações e outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Lúcia de Fátima; SANTOS, Marcelo Câmara dos; ACIOLY-RÉGNIER, Nádia Maria. Contrato didático e metacognição: confluências entre a didática e a psicologia na aprendizagem escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2007, São Paulo. Anais [...]. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-20.

ARAÚJO, Lúcia de Fátima. Rompendo o contrato didático: a utilização de estratégias

metacognitivas na resolução de problemas algébricos. 2009. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ARAÚJO, Lúcia de Fátima; LUCENA, Alexandre Marcelino de. Promovendo estratégias metacognitivas na sala de aula de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-8.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; Vozes, 2009.

BORTOLOSSI, Humberto José; CRISSAFF, Lhaylla dos Santos. Explorando representações 2D de objetos 3D com materiais concretos e digitais: uma abordagem semiótica e metacognitiva na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: SBEM, 2019, p. 1-8.

BORTOLOSSI, Humberto José; CRISSAFF, Lhaylla dos Santos; REZENDE, Wanderley Moura. Articulando pesquisa e sala de aula via concepção de livros didáticos abertos: exemplos e reflexões em metacognição de processos semióticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: SBEM, 2019, p. 1-15.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 17 fev. 2023.

CAMPOS, Vanessa Graciela Souza; SOUZA, Denize da Silva. Metacognição e relação com o saber: estratégias que beneficiam a aprendizagem matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016, São Paulo Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016, p. 1-9.

DESOETE, Annemie; DE CRAENE, Brigitte. Metacognition and Mathematics education: an overview. ZDM, v. 51, p. 565-575, jun. 2019.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009.

FLAVELL, John Hurley. Metacognition and cognitive monitoring: a new área of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FLAVELL, John Hurley. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (ed.). The nature of intelligence. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1976. p. 231-236.

GASCOINE, Louise; HIGGINS, Steve; WALL, Kate. The assessment of metacognition in children aged 4-16 years: a systemactic review. Review of Education. v. 5, n. 1, p. 3-57, fev. 2017.

GOMES, Maria Guiomar Teixeira Coelho; SANTOS, Vânia Maria Pereira dos. Consciência Metacognitiva para uma autonomia matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 1995, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: SBEM, 1995, p. 164.

GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Los procesos metacognitivos en la comprensión de las prácticas de los estudiantes cuando resuelven problemas matemáticos: una perspectiva ontosemiótica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2007, São Paulo. Anais [...]. Belo Horizonte: SBEM, 2007, p. 1-16.

JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tânia Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 19, n. 2, p. 177-185, 2006.

LEITE, Eliana Alves Pereira; DARSIE, Marta Maria Pontin. Metacognição e resolução de problemas na EJA. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador: SBEM, 2010, p. 1-11.

LESTARI, W.; JAILANI, J. Enhancing na Ability Mathematical Reasoning through Metacognitive Strategies. Journal of Physics: Conference Series, v. 1097, set. 2018.

LOPES, Antônio José et al. Avaliação, Metacognição e Resolução de Problemas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 1995, Natal. Anais [...]. Aracaju: SBEM, 1995, p. 54.

LOPES, Antônio José. A comunicação matemática em sala de aula: aspectos sociais e metacognitivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6, 1998, Natal. Anais [...]. Natal: SBEM, 1998, p. 693-694.

LUCENA, Alexandre Marcelino de; ARAÚJO, Lúcia de Fátima; SANTOS, Marcelo Câmara dos. A Metacognição no livro didático de matemática: um olhar sobre os números racionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBEM, 2013, p. 1-16.

MELO, Luís Renan Leal de; ARAÚJO, Lúcia de Fátima; SANTOS, Marcelo Câmara dos. A abordagem algébrica proposta pelo Gestar II sob a ótica da metacognição. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBEM, 2013, p. 1-14.

MUNCER, Gemma et al. A Meta-Analysis Investigating the Association Between Metacognition and Math Performance in Adolescence. Educational Psychology Review, v. 34, n. 1, p. 301-334, mar. 2022.

OHTANI, Kazuhiro; HISASAKA, Tetsuya. Beyound intelligence: a meta-analytic review of the relationship among metacognition, intelligence, and academic performance. Metacognition and Learning, v. 13, p. 179-212, ago. 2018.

PERES, Gilmar Jacinto; FROTA, Maria Clara Rezende. Estratégias metacognitivas na resolução de um problema de otimização com o apoio de um objeto de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador: SBEM, 2010, p. 1-10.

PINTO, Bruna Sousa; SOUSA, Maria Thais Azevedo de; FONTENELE, Francisca Cláudia Fernandes. A metacognição e os hábitos de estudo: reflexões sobre a aprendizagem da matemática na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2022, Edição Virtual. Anais [...]. [S. l.]: SBEM, 2022, p. 1-10.

PORTILHO, Evelise. Como se aprende?: Estratégias, Estilos e Metacognição. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

PORTILHO, Evelise Maria Labatuti; BROJATO, Henrique Costa. Metacognição e Ensino Superior: o estado do conhecimento de 2016 a 2020. Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, v. 27, p. 1-22, 2021.

ROSA, Cleci Terezinha Werner da.; SCHMITZ, Kymberly de Oliveira. O. A metacognição nas pesquisas em educação: uma revisão a partir de teses e dissertações brasileiras. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-22, maio/ago. 2020.

SANTOS, Vânia Maria Pereira dos; SOUZA, Márcia Cristina Garrido de. A Metacognição revolucionando a trigonometria. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 1995, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: SBEM, 1995, p. 142.

SANTISI, Giuseppe et al. Metacognitive strategies and work motivation in teachers: an empirical study. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 1227-1231, 2014.

SECAFIM, Mariana Figueira; DARSIE, Marta Maria Pontin. O ensino-aprendizagem de porcentagem na EJA com o uso de estratégias metacognitvas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2019, Cuiabá. Anais [...]. Cuiabá: Arena Pantanal, 2019, p. 1-8.

SILVA, Maurílio Mendes da. O uso de estratégias de metacognição no ensino de porcentagem numa turma de Educação de Jovens e Adultos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBEM, 2013, p. 1-9.

SOBREIRA, André Alves et al. Metacognição e educação matemática nas teses e dissertações nacionais: o que revelam os estudos? Caminhos da educação Matemática em Revista [On-line], v. 12, n. 4, p. 35-55, 2022.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SBEM). Home. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/. Acesso em: 15 nov. 2023.

SU, Hui Fang Huang; RICCI, Frederick A.; MNATSAKANIAN, Mamikon. Mathematical teaching strategies: Pathways to critical thinking and metacognition. Journal of Research in Education and Science (IJRES), v. 2, n. 1, p. 190-200, 2016.

TYMSZCZENKO, Maria Rosana. Metacognição e Ensino da Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 1999, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, 1990, p. 85.

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Caroline Silva Lima Braun, L., Coelho da Silva , A. M., & Guilherme Moura-Silva, M. . (2024). Metacognição e Educação Matemática: análise das pesquisas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática entre 1987 e 2022 . Educação Matemática Em Revista, 29(85), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3683