Ensino de Probabilidade: a Aplicação da Oficina ‘O jogo do máximo’ em uma Escola Municipal da Cidade de Petrópolis

Autores

10.37001/emr.v30i87.3881

Palavras-chave:

Ensino, Probabilidade, Atividade lúdica, Oficina de Jogos, Jogo do Máximo

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência sobre o ensino de probabilidade através de uma ação lúdica na forma de oficina utilizando o ‘Jogo do Máximo’ desenvolvido pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP). Inicialmente, os autores dissertam sobre o ensino da probabilidade e a importância do uso de jogos como ferramenta para essa finalidade. Em seguida, após discorrer sobre as regras do jogo objeto da oficina e apresentar a proposta original dessa oficina obtida em outro artigo científico de outros autores, os autores do presente artigo explicam e justificam suas escolhas por adaptações na forma de conduzir a atividade. Por final, são apresentados os resultados obtidos com a oficina propriamente dita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATANERO, Carmen; ARTEAGA, Pedro; CONTRERAS, José Miguel. El currículo de Estadística em la enseñanza obligatoria. Em Teia, Recife, v.2, n.2, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Educação Estatística. Diretoria de apoio à gestão educação. Brasília, MEC SEB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, MEC, 2018.

CAMPOS, Sandra Gonçalves Vilas Boas; NOVAIS, Eliane Santana. Jogos e brincadeiras para ensinar e aprender probabilidade e estatística nas séries iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, X, 2010, Salvador. Anais X ENEM. Salvador. 2010.

CONTI. Keli Cristina; VILAS BÔAS. Sandra Gonçalves. Acaso e probabilidade nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v.3 n.2 p.379-399, 2019.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas. Papirus, 1996.

GRANDO. Regina Celia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 224f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.

ITACARAMBI, Ruth Ribas. Jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica: ensino fundamental. São Paulo, Editora Livraria Física, 2013.

KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 2011.

LOPES, Celi Aparecida Espasadin. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 1998.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico. In: KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 2011.

SANTOS, Sara Marli Pires dos; CRUZ, Dulce Regina Mesquita. O lúdico na formação do educador. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.) O lúdico na formação do educador. Campinas. Autores Associados, 2011.

SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ilvanete dos Santos de; CRUZ, Idelma Souza. da. O ensino de matemática nos anos finais e a ludicidade: o que pensam professora e alunos? Educação matemática em debate, v.4. p. 1-19, 2020.

SOARES, Jonas Dutra. Probabilidade: uma proposta didática para se trabalhar no ensino médio. 2020. 101f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – PROFMAT. Universidade Federal de Lavras. Lavras. 2020.

VIANA, Emanuel Mendonça; SILVA, Jamilastreia Alves da. O ensino da probabilidade via atividades com o Jogo do Máximo. REVEMAT, Florianópolis, v. 16, p. 1-20, dez. 2021.

VILAS BÔAS, Sandra Gonçalves; CONTI, Keli Cristina. O jogo "Lançando a moeda": uma possibilidade para o ensino de probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. RBEM, v.03, n.01, p.01-17. jan. 2022

Downloads

Publicado

2025-05-16

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Ensino de Probabilidade: a Aplicação da Oficina ‘O jogo do máximo’ em uma Escola Municipal da Cidade de Petrópolis. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-19. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.3881