Medindo longas distâncias com um aparato de 2600 anos: uma aplicação histórica da Semelhança de Triângulos por Tales de Mileto

Autores

10.37001/emr.v30i86.3896

Palavras-chave:

História da Matemática, Semelhança de Triângulos, Teorema de Tales, Tales de Mileto, Materiais Manipuláveis

Resumo

Semelhança de Triângulos é um conteúdo do Nono Ano do Ensino Fundamental que elabora conceitos de proporcionalidade geométrica previamente estudados. Objetivando contribuir com sugestões da BNCC, construiu-se e aplicou-se uma sequência didática centrada em torno de uma importante aplicação histórica da Semelhança de Triângulos, articulando conjuntamente diferentes abordagens de ensino. Construiu-se com turmas do Nono Ano um aparato historicamente atribuído a Tales de Mileto, que o permitia medir distâncias de navios da costa, utilizando Semelhança de Triângulos. Após comprovar sua eficácia, aplicou-se à medida de objetos distantes, a partir do topo do prédio mais alto da escola. Realizou-se, também, uma análise dos erros acumulados no processo, incentivando a reflexão científica acerca do experimento. As aulas foram recebidas com grande entusiasmo pelos estudantes, os quais mostraram considerável compreensão do processo estudado.

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Publicado

2025-03-27

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Medindo longas distâncias com um aparato de 2600 anos: uma aplicação histórica da Semelhança de Triângulos por Tales de Mileto. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.3896