Medindo longas distâncias com um aparato de 2600 anos: uma aplicação histórica da Semelhança de Triângulos por Tales de Mileto
Palavras-chave:
História da Matemática, Semelhança de Triângulos, Teorema de Tales, Tales de Mileto, Materiais ManipuláveisResumo
Semelhança de Triângulos é um conteúdo do Nono Ano do Ensino Fundamental que elabora conceitos de proporcionalidade geométrica previamente estudados. Objetivando contribuir com sugestões da BNCC, construiu-se e aplicou-se uma sequência didática centrada em torno de uma importante aplicação histórica da Semelhança de Triângulos, articulando conjuntamente diferentes abordagens de ensino. Construiu-se com turmas do Nono Ano um aparato historicamente atribuído a Tales de Mileto, que o permitia medir distâncias de navios da costa, utilizando Semelhança de Triângulos. Após comprovar sua eficácia, aplicou-se à medida de objetos distantes, a partir do topo do prédio mais alto da escola. Realizou-se, também, uma análise dos erros acumulados no processo, incentivando a reflexão científica acerca do experimento. As aulas foram recebidas com grande entusiasmo pelos estudantes, os quais mostraram considerável compreensão do processo estudado.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. n. 8. Joinville, 2009.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 ago. 2021.
BROWN, P. C.; ROEDIGER, H. L.; MCDANIEL M. A. Make it Stick. London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2014.
HEATH, T. History of Greek Mathematics. Oxford: Dover Publications, 1921.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Orgs.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2006.
MIGUEL, A. As Potencialidades Pedagógicas da História da Matemática em Questão: Argumentos Reforçadores e Questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, 1997
ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41. 2011.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.