Aprendizagem Profissional Docente em uma Comunidade Investigativa: a Pesquisa da Própria Prática e o Desenvolvimento Profissional de uma Formadora

Autores

10.37001/emr.v30i87.3912

Palavras-chave:

Pesquisa da própria prática., Comunidade Investigativa., Aprendizagem Profissional Docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Professor Formador

Resumo

Apresentam-se resultados de uma pesquisa da própria prática realizada em processo de pós-doutorado, em participação de uma comunidade investigativa, com objetivo de identificar aprendizagens profissionais e contribuições com o desenvolvimento profissional docente de uma formadora. Buscou-se responder: “De que modo a participação em uma comunidade investigativa contribuiu com a aprendizagem profissional docente de uma formadora?” A pesquisa é de natureza qualitativa, com paradigma interpretativo, realizada por meio da observação e da participação ativa na comunidade investigativa, onde o processo formativo ocorreu. Concluiu-se que diferentes perspectivas e abordagens práticas, adotadas em processos formativos, ao serem compartilhados e vivenciados em uma comunidade investigativa, impulsionam a “reflexão metacognitiva”, a mudança de crenças e a aprendizagem profissional docente acerca da natureza do ensino e da aprendizagem em matemática.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade Federal do ABC

    He has a degree in Mathematics with an emphasis on Computing from the University of São Paulo (USP) - São Carlos (1992), a master's degree in Computer Science and Computational Mathematics from the University of São Paulo (USP) - São Carlos (1995) and a PhD in Science and Mathematics Education from the Pontifical Catholic University of Rio Grande Do Sul (PUCRS) in the research line: Technologies in Science and Mathematics Education (2018) Currently carrying out a post-doctorate at the Federal University of ABC, in the research line. in Mathematics Teacher Training. She also works as a public high school Mathematics teacher in the RS state network. She has experience working for 23 years as a professor in the Mathematics Area at the University of Passo Fundo/RS/BR between 1998 and 2022. She has experience in the area of Mathematics Education, Applied Mathematics and works in the lines of research: Mathematics Teaching and Learning using ICT, Continuing Teacher Training; Mathematical Modeling, Optimization and Mathematical Logic. She also worked on an extension project in the area of Education, in the areas of Mathematics Education, Mathematics Teacher Training and Education for a Culture of Peace.

Referências

AGUIAR, M.; DONÁ, E. G.; JARDIM, V. B. F.; RIBEIRO, A. J. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores de matemática: desvelando as ações e o papel do formador durante um processo formativo. Acta Sci. (Canoas), 23(4), 112-140, Jul./Aug. 2021.

BALL, D. L.; BEN-PERETZ, M.; COHEN, R. B. Records of practice and the development of collective professional knowledge. British Journal of Educational Studies, 62(3), 317-335. 2014.

COBB, P.; CONFREY, J.; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, 32 (1), 9–13. jan-feb, 2003.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Inquiry as stance: practitioner research for the next generation. New York: Teachers College Press. 2009.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review of Research in Education. American Educational Research Association, 24, 249- 305. 1999.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional de professores em comunidades com postura investigativa. Acta Scientiae, Canoas: ULBRA, v. 15, n. 1, p. 9-23, jan./abr. 2013.

FERREIRA, M.; DA SILVA, V.; GONÇALVES, M.; RIBEIRO, A. Tarefas de aprendizagem profissional na formação de professores de matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 26(2), 176 - 200. 2023.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, 29, 43-70. 2008.

JACOBS, V. R.; LAMB, L. L.; PHILIPP, R. (2010). Professional noticing of children’s mathematical thinking. Journal for Research in Mathematics Education, 41(2), 169–202

LOUGHRAN, J. J. A history and context of self-study of teaching and teacher education practices. In: LOUGHRAN ET AL. (Orgs). International handbook of self-study of teaching and teacher education practices. (p. 7-39). Dordrecht, Netherlands: Springer. 2007.

LOUGHRAN, J. J.; NORTHfiELD, J. R. A framework for the development of self-study practice. In M. L. HAMILTON ET AL. (Eds.). Reconceptualizing teaching practice: Self-study in teacher education (pp. 7–18). London: Falmer Press. 1998.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. In: ProfMat, 1998, Lisboa, Portugal. Actas. Lisboa: APM, p. 27-44. 1998.

PONTE, J. P. Investigar a nossa prática. GTI – Grupo de Trabalho e Investigação. In: Reflectir e investigar sobre a prática profissional. (p. 5–55). Portugal: Assoc. de prof. de Matemática. 2002.

RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Um modelo teórico para organizar e compreender as oportunidades de aprendizagem de professores para ensinar matemática. Zetetiké, 28,01–20. 2020.

SCHÖN, D. A. Educating the reflective practioner. São Francisco, CA: Jossey-Bass. 1987.

ROSA, C. T.W.; CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Metacognição e seus 50 anos: uma breve história da evolução do conceito. Revista Educar Mais. 4(3), 703–721. 2020.

TREVISAN, A. L.; RIBEIRO, A. J.; PONTE, J. P. Professional learning opportunities regarding the concept of function in a practice-based teacher education program. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(2), 1–14. 2020.

TREVISAN, A. L.; SILVA, D. I. B; SILVA, J. M. P.; RIBEIRO, A. J. Oportunizando Aprendizagens Profissionais a Professores: interações discursivas em um processo formativo. Bolema, Rio Claro (SP), v.37, n.76, p.688-708, ago. 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula

Como Citar

Aprendizagem Profissional Docente em uma Comunidade Investigativa: a Pesquisa da Própria Prática e o Desenvolvimento Profissional de uma Formadora. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.3912