Aprendizagem Profissional Docente em uma Comunidade Investigativa: a Pesquisa da Própria Prática e o Desenvolvimento Profissional de uma Formadora
Palavras-chave:
Pesquisa da própria prática., Comunidade Investigativa., Aprendizagem Profissional Docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Professor FormadorResumo
Apresentam-se resultados de uma pesquisa da própria prática realizada em processo de pós-doutorado, em participação de uma comunidade investigativa, com objetivo de identificar aprendizagens profissionais e contribuições com o desenvolvimento profissional docente de uma formadora. Buscou-se responder: “De que modo a participação em uma comunidade investigativa contribuiu com a aprendizagem profissional docente de uma formadora?” A pesquisa é de natureza qualitativa, com paradigma interpretativo, realizada por meio da observação e da participação ativa na comunidade investigativa, onde o processo formativo ocorreu. Concluiu-se que diferentes perspectivas e abordagens práticas, adotadas em processos formativos, ao serem compartilhados e vivenciados em uma comunidade investigativa, impulsionam a “reflexão metacognitiva”, a mudança de crenças e a aprendizagem profissional docente acerca da natureza do ensino e da aprendizagem em matemática.
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