A História da Matemática em um contexto criativamente insubordinado com turmas do nono ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Insubordinação Criativa, História da Matemática, Aula de Matemática, Pensamento CríticoResumo
Este é um relato de experiência na qual a História da Matemática foi utilizada como recurso metodológico e como objeto de conhecimento durante 14 aulas com duas turmas de nono ano do Ensino Fundamental. A sugestão partiu dos próprios estudantes, e a construção e a adequação da sequência didática foram realizadas após conversas entre o professor de Matemática, professores de História e participantes de um grupo de pesquisa sobre Insubordinações Criativas em Educação Matemática, com objetivo de explorar as potencialidades da História da Matemática como estratégia crítica. A sequência narrada incluiu atividades com diversos recursos pedagógicos e visuais (vídeos, textos, aulas expositivas, debates e oficinais práticas) que valorizassem contranarrativas da História classicamente eurocentradas e de grupos sub-representados. A História da Matemática foi importante para contextualizar objetos do conhecimento dos nonos anos e consolidar uma conexão pessoal dos estudantes com personagens históricos e conteúdos matemáticos, gerando desdobramentos fora de sala.
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