Obstáculos na Probabilidade: uma perspectiva histórica e didática

Autores

10.37001/emr.v30i86.4265

Palavras-chave:

Ensino, Obstáculo Didático, Probabilidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as relações entre o contrato didático e os obstáculos didáticos no ensino de Probabilidade. O conceito de Obstáculo Didático, formulado por Guy Brousseau refere-se às dificuldades que surgem em uma situação didática, que comprometem a aprendizagem de um saber. Já o contrato didático, segundo Brousseau, diz respeito às cláusulas – geralmente implícitas – estabelecidas a partir da relação entre professor, aluno e saber. O estudo em questão, originado de uma pesquisa de mestrado, foi conduzido em três etapas, das quais duas são abordadas neste trabalho: o mapeamento dos obstáculos didáticos relacionados ao ensino de probabilidade e a observação da aula de um professor de escola pública do Município de São Lourenço da Mata- PE. Os resultados indicaram um predomínio de cinco tipos de obstáculos, amplamente relatados em estudos anteriores, e a identificação de um novo fator de obstáculo, denominado “a não descrição do espaço amostral”.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Obstáculos na Probabilidade: uma perspectiva histórica e didática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4265