Obstáculos na Probabilidade: uma perspectiva histórica e didática

Authors

10.37001/emr.v30i86.4265

Keywords:

Teaching, Didactic Obstacle, Probability

Abstract

The present study aimed to investigate the relationships between the didactic contract and the didactic obstacles in the teaching of Probability. The concept of Didactic Obstacle, formulated by Guy Brousseau, refers to the difficulties that arise in a didactic situation, which compromise the learning of knowledge. The didactic contract, according to Brousseau, concerns the clauses – generally implicit – established from the relationship between teacher, student and knowledge. The study in question, originated from a master's research, was conducted in three stages, two of which are addressed in this work: the mapping of the didactic obstacles related to the teaching of probability and the observation of the class of a public school teacher in the municipality of São Lourenço da Mata- PE. The results indicated a predominance of five types of obstacles, widely reported in previous studies, and the identification of a new obstacle factor, called “the non-description of the sample space”.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Cecília Manoela Caravalho.; FARIAS, Luiz Márcio Santos. Uma análise do conceito de probabilidade nos livros didáticos no ensino médio a luz da teoria antropológica do didático. In: I SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, 2016, Bonito-MS. Bonito- MS. Anais do I Simpósio Latinoamericano de Didática da Matemática. Bonito-MS: LADIMA, p. 1-12. Disponível em: https://grupoddmat.pro.br/wp-content/uploads/2020/05/ALMEIDA-FARIAS.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de. O Contrato Didático e as organizações matemáticas e didáticas: analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita.2016. 305f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife. 2016. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/7438/2/Fernando%20Emilio%20Leite%20de%20Almeida.pdf . Acesso em: 2 de fevereiro de 2023.

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico. Rio de Janeiro: Contraponto,1996.

BROUSSEAU, Guy. Les obstacles épistemologiques et les problèmes en mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 4, n. 2, p. 165- 198, 1983. Disponível em: . Acesso em: 21 de outubro de 2022.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo da Teoria das Situações Didáticas: Conteúdos e Métodos de Ensino / Guy Brousseau; Apresentação de Benedito Antonio da Silva; Consultoria Tecnica de José Carlos Miguel; [Tradução Camila Bogea].– São Paulo: Ática, 2008.

BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherche en didactiques des mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

BRUM, Wanderley Pivatto; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. Obstáculos no Ensino de Matemática: o posicionamento de professores de matemática sobre a fonte de obstáculos durante a apresentação do tema probabilidade. Itinerarius Reflectionis, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 1-23, 2015. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/rir/article/view/33356. Acesso em: 15 de julho de 2019.

CAVALCANTE, J. A dimensão cognitiva na Teoria Antropológica do Didático: reflexão teórico-crítica no ensino de probabilidade na Licenciatura em Matemática. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Recife, 2018.

CAVALCANTE, José Luiz; LIMA, Anna Paula Avelar Brito; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade. O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.23, n.1, p. 58-78, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/46654. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 50-67, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12991. Acesso em: 01 de julho de 2019.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da probabilidade e da estatística na escola básica. 1. Ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2013 (Coleção Educação Estatística).

D´AMORE, Bruno. Elementos de Didática da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

GOMES, Maristela Gonçalves. Obstáculos Epistemológicos, Obstáculos Didáticos e o Conhecimento Matemático nos Cursos de Formação das séries iniciais do Ensino Fundamental. Contrapontos, Itajaí, n. 6, p. 423- 437, set/dez 2002.

HENRY, Michel. Évolution de l’enseignement secondaire français en statistique et probabilites. Statistique et Enseignement, v. 1, n. 1, p. 35-45, 2010.

MUNIZ, C.; GONÇALVES, H. A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a práxis de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás. Educação Matemática em Revista, SBEM, V18/19, n.12, p. 26-34, 2005.

LAPLACE, Pierre-Simon. Ensaio Filosófico sobre as Probabilidades. Tradução, introdução e notas por Pedro Leite de Santana. Versão com Elogio Histórico de Laplace por Joseph Fourier. Rio de Janeiro: Editora Contraponto (PUC-Rio), 2010.

LOPES, Celi Espassandin. A probabilidade e a estatística no currículo de matemática do ensino fundamental brasileiro. Anais da Conferência Internacional: experiências e perspectivas do ensino de Estatística, p. 167-174, Florianópolis, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/gwfKW9py5dMccvmbqyPP8bk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 de novembro de 2022.

ROSA, Heitor Achilles Dutra da; PINHO, Marcos Oliveira de; FERNANDES, José Luiz. Epistemologia, Didática e ensino de probabilidade. In: XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 2006, Passo Fundo. Anais do COBENGE. Passo Fundo, 2006, . p. 1-17. Disponível em: https://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/13/artigos/9_299_138.pdf. Acesso em: 24 de novembro de 2022.

VIALI, Lorí. Algumas Considerações sobre a Origem da Teoria da Probabilidade. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 8, n. 16, p. 143-153, 2008. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/177. Acesso em: 4 de dezembro de 2022.

VERGNAUD, Gérard; CORTES, Anibal. Introducing Algebra to "Low-level" Eighth and Nineth graders. Proceedings of the Xth International Conference of Psychology of Mathematics Education, London, 1986. p. 319-324.

Published

2025-03-24

How to Cite

Obstáculos na Probabilidade: uma perspectiva histórica e didática. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4265