Resolver problemas à luz da Educação Matemática Crítica
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Avaliação de resultados, Cenários de Investigação, Educação Matemática CríticaResumo
Neste estudo investiga-se o uso da metodologia de Resolução de Problemas articulada à Educação Matemática Crítica como estratégia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A proposta foi aplicada a uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola tradicional de São Paulo, na qual buscou-se aproximar os estudantes da Matemática e fortalecer sua formação crítica e cidadã por meio de uma sequência didática; na presente pesquisa analisou-se dados provenientes da primeira de três etapas de uma sequência didática. Os resultados indicam que a metodologia favorece o engajamento, amplia a compreensão conceitual e abre caminhos para práticas pedagógicas menos tradicionais. Também evidencia desafios e possibilidades que exigem maior investigação para consolidar processos de ensino que rompam com modelos convencionais. Verificou-se, ainda, que mesmo quando se aproxima-se do paradigma do exercício, a abordagem mantém sua potência formativa.
Downloads
Referências
BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática: o que é? Por quê? E como? Veritati, n.4, p.73-80, UCSal: Salvador, 2004.
BROUWER, L.E.J. Consciousness, philosophy and mathematics. In: Brouwer, L.E.J. Collect works. v.I., p.480-494. Nova York: North-Holland, Amsterdam and American Elsevier, 1948.
ECHEVERRÍA, M.P.P.; POZZO, J.I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. p.13-42. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
FREUDENTHAL, H. Mathematics as an education task. Dordretcht: Reidel Publishing Company, 1973.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
PROENÇA, M.C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, Rio Claro, v.13, n.14, p.66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.