Resolver problemas à luz da Educação Matemática Crítica

Autores/as

10.37001/khxdvn09

Palabras clave:

Resolução de problemas, Avaliação de resultados, Cenários de Investigação, Educação Matemática Crítica

Resumen

Creemos que el uso de la metodología de Resolución de Problemas es un medio para potenciar la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas, combinado con esta estrategia pedagógica, la Educación en Matemática Crítica funciona como una filosofía para la Educación Matemática y la práctica de las matemáticas en el aula. En este sentido, el escenario pospandemia, utilizado como un medio capaz de reconectarnos como seres humanos e interrogadores por naturaleza, es una ventana de oportunidades para reconstruir las posibilidades del trabajo con las matemáticas en la educación básica; En este estudio, este diseño metodológico se aplicó a una clase de segundo grado de secundaria de una escuela tradicional de la ciudad de São Paulo. Con él pretendemos explorar una secuencia didáctica capaz de crear una relación estrecha entre los estudiantes y las matemáticas y también fortalecer en los estudiantes la estima necesaria para que puedan avanzar en su formación crítica y cívica utilizando el conocimiento matemático como medio para esta educación. Recolectamos datos de la primera de tres secuencias didácticas aquí descritas, para reflexionar sobre nuestros objetivos y esperamos contribuir a las reflexiones contenidas en este estudio con la planificación de profesores de matemáticas que se dedican a preparar actividades que utilizan la metodología de resolución de problemas, bajo a la luz de la Educación en Matemática Crítica. Los resultados obtenidos cumplen con nuestros objetivos al tiempo que iluminan posibles caminos y estrategias para el uso de esta metodología en el aula, algunos de ellos se analizan aquí y otros aún necesitarían ser explorados para que podamos construir procesos más sólidos que sustenten el uso de metodologías diferentes a los tradicionales en el aula, como el que aquí se presenta. Con los datos recopilados en este estudio, pudimos verificar muchas de las potencialidades del uso de la metodología de resolución de problemas en el aula y darnos cuenta de que incluso cuando parte de ella se asemeja o se acerca al paradigma del ejercicio, su poder aún no se ve afectado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Milton Sgambatti Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

    Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-graduado em Estudos Avançados em Educação e Interculturalidade pela Universidade Aberta de Portugal (UAb - 2019), Especialista (MBA - Master of Business Administration) em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação aplicada a Educação, pela FGV-SP (2014); Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2013) e Especialista em Literatura brasileira, portuguesa, infanto-juvenil e latino-americana pela PUC-SP (2011). Graduado em Tecnologia em Construção Civil - modalidade edifícios, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN - 2000). Pesquisador do currículo escolar, Professor e Coordenador de Matemática e de Letramento e Consciência Financeira para estudares do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, possui ampla experiência na área de Matemática, incluindo coordenação de Área do conhecimento para o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Preparação para o Vestibular. Autor de coleções didáticas de matemática para alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio, além de livro de Crítica Literária publicado pela Novas Edições Acadêmicas (Berlim-Alemanha) (DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA / PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA).

  • Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia. (PROFESSORA TITULAR / PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)

Referencias

BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática: o que é? Por quê? E como? Veritati, n.4, p.73-80, UCSal: Salvador, 2004.

BROUWER, L.E.J. Consciousness, philosophy and mathematics. In: Brouwer, L.E.J. Collect works. v.I., p.480-494. Nova York: North-Holland, Amsterdam and American Elsevier, 1948.

ECHEVERRÍA, M.P.P.; POZZO, J.I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. p.13-42. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

FREUDENTHAL, H. Mathematics as an education task. Dordretcht: Reidel Publishing Company, 1973.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

PROENÇA, M.C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, Rio Claro, v.13, n.14, p.66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Campinas: Papirus Editora, 2001.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2025-09-30

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

Resolver problemas à luz da Educação Matemática Crítica. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-15. https://doi.org/10.37001/khxdvn09