Resolver problemas à luz da Educação Matemática Crítica

Autores

10.37001/khxdvn09

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Avaliação de resultados, Cenários de Investigação, Educação Matemática Crítica

Resumo

Neste estudo investiga-se o uso da metodologia de Resolução de Problemas articulada à Educação Matemática Crítica como estratégia para potencializar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A proposta foi aplicada a uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola tradicional de São Paulo, na qual buscou-se aproximar os estudantes da Matemática e fortalecer sua formação crítica e cidadã por meio de uma sequência didática; na presente pesquisa analisou-se dados provenientes da primeira de três etapas de uma sequência didática. Os resultados indicam que a metodologia favorece o engajamento, amplia a compreensão conceitual e abre caminhos para práticas pedagógicas menos tradicionais. Também evidencia desafios e possibilidades que exigem maior investigação para consolidar processos de ensino que rompam com modelos convencionais. Verificou-se, ainda, que mesmo quando se aproxima-se do paradigma do exercício, a abordagem mantém sua potência formativa.

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Biografia do Autor

  • Milton Sgambatti Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

    Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-graduado em Estudos Avançados em Educação e Interculturalidade pela Universidade Aberta de Portugal (UAb - 2019), Especialista (MBA - Master of Business Administration) em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informação aplicada a Educação, pela FGV-SP (2014); Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP (2013) e Especialista em Literatura brasileira, portuguesa, infanto-juvenil e latino-americana pela PUC-SP (2011). Graduado em Tecnologia em Construção Civil - modalidade edifícios, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN - 2000). Pesquisador do currículo escolar, Professor e Coordenador de Matemática e de Letramento e Consciência Financeira para estudares do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, possui ampla experiência na área de Matemática, incluindo coordenação de Área do conhecimento para o Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Preparação para o Vestibular. Autor de coleções didáticas de matemática para alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio, além de livro de Crítica Literária publicado pela Novas Edições Acadêmicas (Berlim-Alemanha) (DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA / PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA).

  • Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia. (PROFESSORA TITULAR / PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)

Referências

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Resolver problemas à luz da Educação Matemática Crítica. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-15. https://doi.org/10.37001/khxdvn09