A construção do pensamento proporcional: uma proposta para o oitavo ano do Ensino Fundamental

Autores

10.37001/emr.v30i87.4293

Palavras-chave:

Pensamento Proporcional, Proporcionalidade, Ensino de Matemática, Pesquisa Baseada em Design

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como propósito analisar a construção do pensamento proporcional por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Faz parte de uma dissertação de mestrado organizada a partir da abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design a qual compreende quatro etapas: a) análise e reflexão do problema educativo; b) elaboração de um artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora; c) intervenção pedagógica; d) análise e reflexão sobre todo processo realizado. Para obtenção dos dados, foram utilizados os registros escritos dos alunos e as gravações em áudio. Os resultados da aplicação das atividades do artefato pedagógico foram analisados de acordo com os enfoques propostos por Burgos et al. (2020), quais sejam: enfoque informal-qualitativo; aritmético; algébrico; geométrico. Pode-se inferir da análise dos resultados que os alunos, além de solidificarem seus conhecimentos sobre a proporcionalidade, também desenvolveram as habilidades de comunicação e cooperação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BURGOS, Maria; CASTILLO, Maria José; BELTRÁN-PELLICER, Pablo; GIACOMONE, Belén; GODINO, Juan D. Análisis didáctico de una lección sobre proporcionalidad en un libro de texto de primaria con herramientas del enfoque ontosemiótico. Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 66, p. 40–68, abr. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: BNCC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 jan. 2023.

LAMON, Susan. Rational numbers and proportional reasoning: Toward a theoretical framework for research. In: CAI, Jinfa; KNUTH, Eric (ed.). The development of mathematics teaching: Design, scale, effects. New York: Springer, 2007. p. 19–51.

MCKENNEY, Susan; REEVES, Thomas C. Conducting educational design research. Abingdon: Routledge, 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Simone de Fátima; GOMES, Romeu (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Coleção Tendências em Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

POST, Thomas; BEHR, Merlyn; LESH, Richard. Proportionality and the development of prealgebra understandings. In: COXFORD, A. F.; SCHULTE, A. P. (ed.). Algebraic concepts in the curriculum K-12. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1988.

REEVES, Thomas C. Socially responsible educational technology research. Educational Technology, p. 19–28, 2000.

SILVESTRE, Ana Isabel. Investigações e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade direta: uma experiência no 2.º ciclo. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2006.

SILVESTRE, Ana Isabel; PONTE, João Pedro. Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória. Interacções, v. 59, p. 137–158, 2012.

STAKE, Robert E. The art of case study research. Thousand Oaks: Sage, 1995.

STYLIANIDES, Angeliki J. On the foundational and pedagogical significance of definitions in mathematics. In: WOO, Jung-Ho; LEW, Hong-Chang; PARK, Kang-Sook; SEO, Duck-Yoon (ed.). Proceedings of the 31st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Seoul: PME, 2007. v. 4, p. 49–56.

THOMPSON, Paul W. Images of rate and operational understanding of the fundamental theorem of arithmetic. Educational Studies in Mathematics, v. 26, n. 2/3, p. 229–274, 1994.

USISKIN, Zalman. Conceptions of school algebra and uses of variables. In: STACEY, Kaye; CHICK, Helen; KENDAL, Margaret (ed.). The future of the teaching and learning of algebra: the 12th ICMI Study. New York: Springer, 2012. p. 105–115.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

A construção do pensamento proporcional: uma proposta para o oitavo ano do Ensino Fundamental. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4293