Habilidades de pensamento geométrico na aprendizagem de congruência de triângulos

Autores

10.37001/emr.v30i88.4301

Palavras-chave:

Pensamento geométrico, Congruência de triângulos, Ensino de geometria, Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumo

Tradicionalmente, o ensino de congruência de triângulos se dá por meio da memorização de casos específicos. Contudo, é importante explorar metodologias que encorajem os alunos a formularem suas próprias estratégias para verificar congruências. Diante desta problemática, este relato de experiência objetiva refletir sobre a influência de habilidades do pensamento geométrico na aprendizagem de congruência de triângulos. Sendo configurado como um estudo de caso qualitativo, o trabalho foi aplicado com oito alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental e explorou a definição de triângulos congruentes. Os resultados revelaram que habilidades verbais, de visualização, de lógica e de desenho foram requisitadas em diversos momentos da atividade, mas nem sempre eram refletidas nas ações e falas dos alunos. Além disso, também apontaram que se fazem necessárias mais pesquisas sobre a influência de habilidades do pensamento geométrico em outros conteúdos curriculares de geometria.

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Publicado

2025-07-10

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Habilidades de pensamento geométrico na aprendizagem de congruência de triângulos. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i88.4301