Educação Matemática e Relações Étnico-Raciais

os Tecidos Kente como Atividade Escolar

Autores

  • Gabriela Mendes gabriela.mendes@uenp.edu.br
    Universidade Estadual do Norte do Paraná
10.37001/fnedsb04

Palavras-chave:

Etnomatemática, Formação Continuada, Ensino Fundamental, Geometria, Cultura Africana

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma proposta de abordagem étnico-racial para o ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No âmbito de um projeto de extensão, voltado à oferta de cursos de formação continuada para professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de promover o letramento étnico-racial, foi realizada uma palestra a respeito da Etnomatemática como metodologia base para a inserção da cultura africana nas aulas de Matemática, por meio dos tecidos Kente. O Kente é um dos mais tradicionais tecidos africanos e, em seus padrões, podem ser exploradas figuras geométricas e simetrias. Ao final da palestra, foi proposta uma oficina de “confecção” de tecidos Kente, na qual cada docente deveria elaborar seus padrões explorando as simetrias de translação, rotação e reflexão. Como resultados, apresentamos alguns padrões produzidos pelos docentes. Ressalta-se que a atividade proposta pode ser desenvolvida em todos os anos do Ensino Fundamental.

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Referências

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Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Educação Matemática e Relações Étnico-Raciais: os Tecidos Kente como Atividade Escolar . (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(88), 1-11. https://doi.org/10.37001/fnedsb04