Jogos Digitais e Educação Matemática: o que vem sendo produzido atualmente?

Autores

10.37001/emr.v30i87.4323

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Tecnologias Digitais, Jogos, Revisão de Literatura

Resumo

Este estudo é uma revisão de literatura com o objetivo de investigar o que foi produzido em termos de pesquisa sobre os jogos digitais na Educação, e especificamente na educação matemática, nos últimos anos. Para isso, recorremos ao repositório de periódicos digitais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Após inserção do descritor “jogos digitais na educação matemática” entre 2005 e 2024, obtivemos um número expressivo de resultados, o que justificou o enfoque dado aos artigos atuais dos dois últimos anos. Assim, foram selecionados quinze artigos classificados e dispostos em quatro eixos analíticos: criação de jogos digitais, avaliação de jogos digitais, análise de jogos digitais e mapeamento de jogos digitais para o ensino de matemática. Nesse ínterim, analisamos e concluímos que: quanto à criação, o Scratch se consolida como uma opção, mas as pesquisas envolvendo conexões entre matemática, robótica e outras possibilidades tecnológicas também se fazem presentes; quanto à avaliação, demonstra que professoras/professories/professores se mantêm em formação e buscando novas possibilidades para salas de aula de matemática; e, por fim, quanto à análise, verificamos a importância de que as/es/os alunas/alunes/alunos tenham contato com essas novas possibilidades de jogos digitais e o impacto gerado por elas.

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

Jogos Digitais e Educação Matemática: o que vem sendo produzido atualmente?. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87). https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4323