Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da Matemática e Química incorporadas a materiais curriculares integradores

Autores

10.37001/emr.v29i85.4359

Palavras-chave:

Relação Professor-Currículo, Materiais Curriculares Integradores, Conhecimento Profissional Docente

Resumo

O artigo se orienta pelo objetivo de discutir como professores de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza. O referencial teórico reporta-se a integração curricular e ao conhecimento profissional docente. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram produzidos por meio de entrevistas concedidas por duas professoras, realizadas em conjunto. A análise se deu a partir de duas categorias, das quais os principais resultados indicam que as professoras leem a integração curricular como interdisciplinaridade e a interpretam como flexibilidade. A ausência de clareza e explicitação de justificativas dos procedimentos químicos e matemáticos nos textos de orientação e na apresentação das respostas esperadas, nas informações referentes à variação no grau de complexidade das atividades e na organização dos conteúdos, implica o comprometimento das aprendizagens das professoras em relação aos procedimentos que justificam as estratégias nas resoluções das atividades, o que pode reverberar os processos de ensino e de aprendizagem em uma proposta com projetos integradores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AIRES, Joanez Aparecida. Integração e Interdisciplinaridade: sinônimos? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 215-230, jan./abr. 2011.

BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Debate, v. 14, n. 10, p. 1-25, 2020.

BEANE, James Aires. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 91-110, jul./dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BROWN, Matthew William. The Teacher-Tool Relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, Janine. T; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn Monica. (Ed.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009, p. 17-36.

CHOPPIN, Jeffrey. Learned adaptations: teachers’ understanding and use of curriculum resources. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 14, n. 5, p. 331-353, 2011.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 83-106.

COLLOPY, Rachel. Curriculum materials as a professional development tool: how a Mathematics textbook affected two teachers' learning. The Elementary School Journal, Chicago, v. 103, n. 3, p. 287-311, jan. 2003.

JANUARIO, Gilberto. Desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 19, 2022.

JANUARIO, Gilberto. Marco conceitual para estudar a relação entre materiais curriculares e professores de Matemática. 2017. 194f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PEROVANO, Ana Paula. From linearity to rhizomatic network: content organization in curriculum development in Mathematics. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 8, p. 3-20, aug. 2021.

LIMA, Katia. Relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática: uma análise a partir de elementos dos recursos do currículo e dos recursos dos professores. 2017. 163f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

REMILLARD, Janine T. Examining teachers’ interactions with curriculum resource to uncover pedagogical design capacity. In: GUEUDET, Ghislaine; In: FAN, Lianghuo; TROUCHE, Luc; QI, Chunxia; REZAT; Sebastian; VISNOYSKA, Jana. (Ed.). Recent advances in research on Mathematics teachers’ textbooks and resources. New York: Springer, 2018, p. 69-88.

REMILLARD, Janine T. Modes of engagement: understanding teachers’ transactions with Mathematics curriculum resources. In: GUEUDET, Ghislaine; PEPIN, Birgit; TROUCHE, Luc. (Ed.). From text to lived’ resources: Mathematics curriculum materials and teacher development. New York: Springer, 2012, p. 105-122.

REMILLARD, Janine T.; KIM, Ok-Kyeong. Elementary Mathematics curriculum materials: designs for student learning and teacher enactment. Cham [Suiça]: Springer, 2020.

REMILLARD, Janine T.; KIM, Ok-Kyeong. Knowledge of curriculum embedded mathematics: exploring a critical domain of teaching. Educational Studies in Mathematics, v. 96, p. 65-81, mar. 2017.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cla?udia Schilling e Maria da Grac?a Souza Horn. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SOARES, Marilene Caitano Reis Almeida; JANUARIO, Gilberto; SANTOS, Francely Aparecida. Professores de Matemática e materiais curriculares: os sentidos apreendidos na relação na perspectiva de affordance e agência. Currículo sem Fronteiras, v. 22, p. 1-28, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da Matemática e Química incorporadas a materiais curriculares integradores. (2024). Educação Matemática Em Revista, 29(85), 1-25. https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4359