Leitura, interpretação e avaliação, por duas professoras, da Matemática e Química incorporadas a materiais curriculares integradores
Palavras-chave:
Relação Professor-Currículo, Materiais Curriculares Integradores, Conhecimento Profissional DocenteResumo
O artigo se orienta pelo objetivo de discutir como professores de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza. O referencial teórico reporta-se a integração curricular e ao conhecimento profissional docente. Trata-se de um estudo de caso em que os dados foram produzidos por meio de entrevistas concedidas por duas professoras, realizadas em conjunto. A análise se deu a partir de duas categorias, das quais os principais resultados indicam que as professoras leem a integração curricular como interdisciplinaridade e a interpretam como flexibilidade. A ausência de clareza e explicitação de justificativas dos procedimentos químicos e matemáticos nos textos de orientação e na apresentação das respostas esperadas, nas informações referentes à variação no grau de complexidade das atividades e na organização dos conteúdos, implica o comprometimento das aprendizagens das professoras em relação aos procedimentos que justificam as estratégias nas resoluções das atividades, o que pode reverberar os processos de ensino e de aprendizagem em uma proposta com projetos integradores.
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