“Esse combina com esse que não combina com aquele”: ensino e aprendizagem de classificação na educação infantil

Autores

10.37001/emr.v30i87.4375

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Estatística, Classificação

Resumo

O avanço das pesquisas em Educação Estatística tem gerado reflexões sobre a importância de introduzir conceitos estatísticos desde a Educação Infantil. Este estudo investiga a classificação de dados como uma habilidade essencial para o desenvolvimento do pensamento estatístico das crianças. A pesquisa foi realizada com quatro turmas de crianças de 5 e 6 anos matriculadas em escolas públicas de Recife e Jaboatão dos Guararapes, explorando um processo de ensino e aprendizagem estruturado em diferentes habilidades e recursos, incluindo: Identificação do critério de uma classificação; Reconhecimento da classe a partir de um critério/descritor; Criação de critérios próprios para classificar dados. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para a Educação Infantil, permitindo que as crianças ampliem sua capacidade de classificação e organização da informação. Essas habilidades são fundamentais para a compreensão do mundo físico e social, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estatístico desde a infância.

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Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula

Como Citar

“Esse combina com esse que não combina com aquele”: ensino e aprendizagem de classificação na educação infantil. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(87), 1-17. https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4375