“Esse combina com esse que não combina com aquele”: ensino e aprendizagem de classificação na educação infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação Estatística, ClassificaçãoResumo
O avanço das pesquisas em Educação Estatística tem gerado reflexões sobre a importância de introduzir conceitos estatísticos desde a Educação Infantil. Este estudo investiga a classificação de dados como uma habilidade essencial para o desenvolvimento do pensamento estatístico das crianças. A pesquisa foi realizada com quatro turmas de crianças de 5 e 6 anos matriculadas em escolas públicas de Recife e Jaboatão dos Guararapes, explorando um processo de ensino e aprendizagem estruturado em diferentes habilidades e recursos, incluindo: Identificação do critério de uma classificação; Reconhecimento da classe a partir de um critério/descritor; Criação de critérios próprios para classificar dados. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver um trabalho sistematizado e adequado para a Educação Infantil, permitindo que as crianças ampliem sua capacidade de classificação e organização da informação. Essas habilidades são fundamentais para a compreensão do mundo físico e social, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estatístico desde a infância.
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