Perfil tecnológico de professores que ensinam matemática em uma cidade do interior da Bahia no pós-pandemia
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Professores de Matemática, Seres-Humanos-com-MídiasResumo
Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida com professores de Matemática de uma cidade do interior da Bahia e tem por objetivo discutir o perfil desses participantes no que tange à utilização de Tecnologias Digitais no ensino. A investigação fundamenta-se teoricamente no constructo Seres-Humanos-com-Mídias e adota um design qualitativo. Com base nessa perspectiva, seis professores de Matemática participaram da pesquisa respondendo a um questionário e a uma entrevista semiestruturada e elaborando planos de atividades, entretanto este texto apresenta especificamente os dados do questionário. Mediante a aplicação da Análise de Conteúdo, observou-se que os participantes demonstram habilidades intermediárias no uso de tecnologias no ensino de Matemática, embora afirmem possuir pouca experiência com a utilização de recursos digitais em suas práticas pedagógicas. Os resultados indicam a necessidade de programas de formação que visem ao desenvolvimento de competências tecnológicas digitais capazes de potencializar o ensino de Matemática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo de Carvalho. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 31-51.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SOUTO, Daise Lago Pereira; CANEDO JUNIOR, Neil da
Rocha. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a Quinta Fase das Tecnologias Digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
BORBA, Marcelo Carvalho. Students’ understanding of transformations of functions using multi representational software. 1993. Doctoral Dissertation (PhD in Mathematics Education). Cornell University, Ithaca, 1993.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e a reorganização do pensamento. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 285-295.
BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Mónica Ester. Humans-with-Media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, visualization and experimentation. New York: Springer, 2005.
FERNANDES, Maria Onilma Moura. Competência em tecnologias digitais na educação superior no Brasil e em Portugal. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488?locale=pt_BR. Acesso em: 10 ago. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. A pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nilson José; ALLESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 2. ed. São Paulo: Herder: Edusp, 1967.
SELLTIZ, Claire; JAHODA, Marie; DEUTSCH, Morton; COOK, Stuart W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.
SILVA Iranir P.; SILVA, Ledevande M. da. Concepções docentes sobre o uso das tecnologias na Educação Matemática: uma análise das produções acadêmicas (2017-2020). Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 4, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250599. Acesso em: 10 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.