Análise do Ensino de Divisão e Proporção sob a Perspectiva Ontossemiótica

Autores

10.37001/emr.v30i86.4408

Palavras-chave:

Faceta Ecológica, Estado do Conhecimento, Objetos Matemáticos

Resumo

Este artigo identifica e sintetiza as dificuldades apontadas em pesquisas sobre o ensino de Divisão e Proporção. Com abordagem qualitativa e análise de conteúdo, os dados foram coletados na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, Scielo e Google Acadêmico. A análise utilizou o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS), que oferece uma estrutura para entender essas dificuldades. As causas identificadas incluem a abordagem do ensino, a falta de domínio do algoritmo e a estrutura do ensino brasileiro. O estado atual do ensino de Divisão e Proporção resulta em aprendizagem mecânica e sem significado, prejudicando o desenvolvimento de abstração nos alunos. O atraso na compreensão desses conceitos pode impactar negativamente o ensino de Ciências da Natureza, que depende dessas ferramentas conceituais. Além disso, há uma falta de integração de estratégias entre disciplinas como Biologia, Física e Química para resolver essas questões.

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Biografia do Autor

  • Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros

    PhD in Mathematics Education (PUC-SP). Master in Science and Mathematics Teaching (PUC-MG), Specialist in Higher Mathematics (Unimontes) and Degree in Mathematics (UNIMONTES). She is a professor at the State University of Montes Claros (UNIMONTES). He works in the Mathematics undergraduate program and in the Postgraduate Program in Education (PPGE) at UNIMONTES.

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Publicado

2025-03-06

Como Citar

Análise do Ensino de Divisão e Proporção sob a Perspectiva Ontossemiótica. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4408