Análise do Ensino de Divisão e Proporção sob a Perspectiva Ontossemiótica
Palavras-chave:
Faceta Ecológica, Estado do Conhecimento, Objetos MatemáticosResumo
Este artigo identifica e sintetiza as dificuldades apontadas em pesquisas sobre o ensino de Divisão e Proporção. Com abordagem qualitativa e análise de conteúdo, os dados foram coletados na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, Scielo e Google Acadêmico. A análise utilizou o Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS), que oferece uma estrutura para entender essas dificuldades. As causas identificadas incluem a abordagem do ensino, a falta de domínio do algoritmo e a estrutura do ensino brasileiro. O estado atual do ensino de Divisão e Proporção resulta em aprendizagem mecânica e sem significado, prejudicando o desenvolvimento de abstração nos alunos. O atraso na compreensão desses conceitos pode impactar negativamente o ensino de Ciências da Natureza, que depende dessas ferramentas conceituais. Além disso, há uma falta de integração de estratégias entre disciplinas como Biologia, Física e Química para resolver essas questões.
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