Portfólio de atividades de Modelagem Matemática como um Instrumento de Avaliação
Palavras-chave:
Portfólio, Avaliação, Modelagem Matemática, Produto Educacional, 6º ano do Ensino FundamentalResumo
Neste artigo objetivamos apresentar o portfólio como um instrumento avaliativo para aulas com Modelagem Matemática. Seguindo os pressupostos teóricos da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e do portfólio como um instrumento avaliativo que permite estabelecer um diálogo entre professor e aluno, foi elaborado um produto educacional como um recurso didático. O produto educacional é um guia voltado aos professores de matemática da Educação Básica ou outros interessados com a finalidade de orientá-los no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática, construindo um portfólio. Para isso, é estruturado por referencial teórico, planejamento das atividades, modelos de intervenções docentes e materiais em PDF prontos para impressão. Considerando que a modelagem apresenta uma dinâmica diferente das convencionalmente empregadas em sala de aula, o portfólio pode se configurar como um instrumento de avaliação que revela ao professor, de forma escrita, os conhecimentos dos alunos, sem que esses percebam que estão sendo avaliados.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. Uma abordagem didático-pedagógica da Modelagem Matemática. VIDYA, v. 42, n. 2, p. 121-145, jul./dez., 2022.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; SILVA, Karina Alessandra Pessoa. Modelagem Matemática em Foco. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
ALMEIDA, Lourdes Maria Werle; SILVA, Karina Alessandra Pessoa; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BONOTTO, Danusa de Lara, SCHELLER, Morgana, & BIEMBEGUT, Maria Salett (2015). Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a Partir do Tangram. Educação Matemática Em Revista, 20(46), 82-91.
FERRI, Rita Borromeu. Learning How to Teach Mathematical Modeling in School and Teacher Education. Springer International Publishing. University of Kassel. Germany, 2018.
GOMES, Marilda Trecenti; BURIASCO, Regina Luzia Corio. O portfólio na avaliação da aprendizagem escolar. Anais do VIII ENEM – Comunicação Científica – GT 8 – Avaliação em Educação matemática. Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 2004.
GRECA, Priscila de Castro Barros. 2024. Aprendizagem semiótica em portfólios avaliativos de atividades de modelagem matemática no 6º ano do ensino fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado) – Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina – Paraná, 2024. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33658. Acesso em: 10 dez.2025.
GRECA, Priscila de Castro Barros; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. 2024. Portfólios de atividades de modelagem matemática. Um construto para professores. 2024. Produto Educacional (Mestrado) – Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina - Paraná, 2024. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33658. Acesso em: 10 dez.2025.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
VIEIRA, Vania Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. v.6 n.2 Campinas, dez. 2002.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Contribuições do portfólio para a organização do trabalho pedagógico. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 137-152, jan/jun, 2001.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: VILLAS BOAS, B. M. de F. (org). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus Editora, p. 157-168, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.