Diálogos e Propostas: Fóruns Paulistas de Formação de Professores que Ensinam Matemática
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares, Espaço de Debate, Licenciatura em Matemática, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta um estudo documental e bibliográfico sobre os oito Fóruns Paulistas de Formação de Professores que Ensinam Matemática (FPFPEM), destacando seu contexto histórico e educacional, bem como os principais encaminhamentos discutidos. A análise revelou avanços, como o aumento da representatividade dos participantes e a relevância das temáticas abordadas, alinhadas a políticas públicas e diretrizes recentes. Entre os temas debatidos, destacam-se práticas pedagógicas, estágios, programas como PIBID e Residência Pedagógica, formação continuada e condições de trabalho docente. No entanto, identificou-se a ausência de uma normatização clara para os Fóruns, incluindo a falta de publicação sistemática dos relatórios finais e encaminhamentos, o que evidencia a necessidade de regulamentação por parte da SBEM-Nacional. Os Fóruns se consolidam como espaços essenciais para a articulação de debates sobre políticas públicas e educação, mas demandam maior organização para potencializar sua contribuição à formação docente e ao aprimoramento dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como à melhoria da Educação Básica.
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