Fóruns Regionais de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática: aspectos emergentes

Autores

10.37001/emr.v30i86.4529

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Políticas Públicas, Licenciaturas, Práticas Interculturais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar necessidades emergentes dos Fóruns Regionais de Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática a partir de trabalhos desenvolvidos por oito diretorias regionais que compõem a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na pesquisa documental e bibliográfica. Entre as principais demandas identificadas, destacam-se a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática, a revisão das políticas curriculares, o reconhecimento dos saberes docentes e o fortalecimento das licenciaturas para atender à diversidade sociocultural. Além disso, emergem discussões sobre a precarização do ensino, a falta de incentivos para o ingresso na docência e a necessidade de fortalecer a identidade profissional do professor de Matemática. As discussões realizadas por essas regionais podem contribuir para a construção de políticas públicas para a formação de professores.

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Referências

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Publicado

2025-03-28

Edição

Seção

Fóruns Regionais de Formação Inicial de professores que ensinam Matemática

Como Citar

Fóruns Regionais de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática: aspectos emergentes. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4529