Fóruns Regionais de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática: aspectos emergentes
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Políticas Públicas, Licenciaturas, Práticas InterculturaisResumo
Este artigo tem como objetivo identificar e analisar necessidades emergentes dos Fóruns Regionais de Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática a partir de trabalhos desenvolvidos por oito diretorias regionais que compõem a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na pesquisa documental e bibliográfica. Entre as principais demandas identificadas, destacam-se a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática, a revisão das políticas curriculares, o reconhecimento dos saberes docentes e o fortalecimento das licenciaturas para atender à diversidade sociocultural. Além disso, emergem discussões sobre a precarização do ensino, a falta de incentivos para o ingresso na docência e a necessidade de fortalecer a identidade profissional do professor de Matemática. As discussões realizadas por essas regionais podem contribuir para a construção de políticas públicas para a formação de professores.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: CP/CNE/MEC, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes/resolucoes-cp-2019. Acesso em: 15 de dez. 2024.
MORETTI, Vanessa Dias; MARCO, Fabiana Fiorezi de; SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo. VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. In: FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, 8., 2023, Teresina. Anais [...]. Teresina: UFPI, 2023. p. 8-23. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1jwvV8thyXlLLySddi-ctogWmcUqK2bl2/view. Acesso em: 3 dez. 2024.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.