Atividades Investigativas para Exploração do Pensamento Diferencial-com-GeoGebra de Estudantes de Ensino Médio

Autores

10.37001/emr.v30i89.4547

Resumo

Este artigo apresenta atividades elaboradas em uma pesquisa sobre o uso do GeoGebra como recurso didático para o ensino de Cálculo no Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas com base na abordagem de seres-humanos-com-mídias e na metodologia de experimentos de ensino, explorando conceitos como área e volume. Organizadas para promover a investigação matemática, as propostas permitem que os estudantes construam conjecturas e experimentem diferentes estratégias de solução. Os resultados indicam que o uso do GeoGebra favorece a compreensão conceitual e estimula o pensamento matemático ativo, tornando-se uma ferramenta didática relevante para a sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Rita Domingues, Universidade Estadual Paulista

    É docente em efetivo exercício no cargo de PEB-II, no Estado de São Paulo (concurso ano 2013). É mestre pelo Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal), na linha de pesquisa Educação Matemática (2021). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP, Campus de Ilha Solteira-SP. 

Referências

BARON, M. E. Curso de História da Matemática: Origens e Desenvolvimento do Cálculo. Unidade 1 – A Matemática Grega. Tradução de José R. B. Coelho. Brasília: Editora UnB, 1985.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 2. ed.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication Technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. v. 39.

BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

DOMINGUES, A. R. O Pensamento Diferencial-com-GeoGebra de Estudantes do Ensino Médio. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto. 178 f. São José do Rio Preto, 2021.

EDWARDS, C. H. The Historical Development of the Calculus. New York: Springer-

Verlag, 1979.

HENRIQUES, A. C. C. B. O pensamento matemático avançado e a aprendizagem da análise numérica num contexto de atividades de investigação. 2010. 462f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

REIS, F. S. A tensão entre rigor e intuição no Ensino de cálculo e análise: a visão de professores-pesquisadores e autores de livros didáticos. 2001. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

SAD, L. A. Uma abordagem epistemológica do cálculo. CD – 23ª ANPEd, 2000.

WIELEWSKI, G. D. Aspectos do pensamento matemático na resolução de problemas: uma apresentação contextualizada da obra de Krutetskii. 2005. 407f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.

Downloads

Publicado

2025-12-21

Edição

Seção

Recursos Didáticos para a aula de Matemática

Como Citar

Atividades Investigativas para Exploração do Pensamento Diferencial-com-GeoGebra de Estudantes de Ensino Médio. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(89), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v30i89.4547