Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa

Autores

  • André Luis Trevisan andretrevi@yahoo.com.br
    UTFPR, Londrina.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha zenaiderocha@utfpr.edu.br
    UTFPR - Londrina
  • Nadia Daniella Domingues nadiaditzel@hotmail.com
    SEED - PR

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação da aprendizagem escolar. Reflexão sobre a própria prática avaliativa.

Resumo

Pretende-se, neste texto, apresentar e analisar as escolhas feitas por uma professora-pesquisadora, mediadas pelas intervenções do professor orientador em sua primeira experiência envolvendo a utilização de um instrumento diferenciado de avaliação, uma prova em fases, nos vários momentos desencadeados por esse percurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o olhar dos investigadores resulta da recolha de dados obtidos a partir da experiência com a utilização da prova em fases, numa perspectiva de refletir a respeito da avaliação como uma prática de investigação. Como resultados dessa análise, são pontuados elementos evidenciados na reflexão na prática avaliativa (sensação de frustação da professora-pesquisadora), sobre a prática avaliativa (busca conjunta de uma solução) e sobre a reflexão na prática avaliativa (reelaboração conjunta da prática pedagógica subjacente) como promissores para o processo de reelaboração dessa prática. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Luis Trevisan, UTFPR, Londrina.
    Professor do Dep. de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, UTFPR - Londrina
    Doutora em Educação. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Londrina/PR, e dos Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da mesma instituição
  • Nadia Daniella Domingues, SEED - PR
    Graduada em Administração com Formação Pedagógica em Matemática. Docente da Educação Básica, Tamarana/PR.

Downloads

Publicado

2018-01-21

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática

Como Citar

Análise de uma primeira experiência com a prova em fases: reflexões na, sobre e sobre a reflexão na prática avaliativa. (2018). Educação Matemática Em Revista, 22(56), 212-229. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/797