Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral

Autores

  • Líviam Santana Fontes liviam_fontes@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Goiás
  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa dalvaeterna@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral. Licenciatura em Ciências e Matemática.

Resumo

Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre avaliação da aprendizagem na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, realizada com alunos e professores de licenciatura em Ciências e Matemática em uma universidade pública. É uma pesquisa qualitativa em que foram realizados questionários com os docentes da instituição, e entrevistas semiestruturadas com os alunos. O objetivo foi identificar as concepções de avaliação desses professores e apreender o modo como estes avaliam seus alunos. A análise dos dados desta pesquisa permite inferir que o modelo de avaliação predominante em Cálculo Diferencial e Integral, nessa instituição investigada, é o tradicional, que valoriza a memorização e a reprodução de conhecimentos prontos e acabados. Porém, há indicativos de mudanças na prática avaliativa, como, por exemplo, a utilização de instrumentos avaliativos diversificados e a preocupação de docentes com a aprendizagem dos seus alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Líviam Santana Fontes, Universidade Estadual de Goiás
    Professora mestre em Educação em Ciências e Matemática dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás.
  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás
    Professora do Curso de Pedagogia/Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Downloads

Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(55), 60-71. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/804