A saga do sinal de igualdade: mais de 450 anos de história

Autores

  • José Dilson Beserra Cavalcanti dilsoncavalcanti.ufrb@gmail.com
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Marcelo Câmara dos Santos marcelocamaraufpe@yahoo.com.br
    Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O símbolo “=” é um dos mais utilizados na Matemática e no ensino de Matemática, sendo também muito empregado em diversas outras Ciências, como, por exemplo, nas fórmulas estudadas em Física e nas próprias situações do cotidiano. O significado mais comum e popular desse símbolo é afirmar que uma coisa é igual a outra, daí o nome sinal de igualdade. O símbolo “=” foi utilizado pela primeira vez, para denotar igualdade, em 1557, pelo inglês Robert Recorde, perfazendo, em 2008, a união entre o símbolo “=” e o conceito de igualdade mais de 450 anos. Contudo, a história nos mostra que nem sempre o conceito de igualdade foi representado pelo “=”; pode-se dizer também que este símbolo já teve outros significados não relacionados com a igualdade. Nosso objetivo neste artigo é apresentar alguns aspectos históricos relacionados ao sinal de igualdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A saga do sinal de igualdade: mais de 450 anos de história. (2008). Educação Matemática Em Revista, 25, 33-36. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/814