Situações de Comparação Multiplicativa: O que Alunos de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental Demonstram Saber?

Autores

Resumo

Analisar as estratégias dos alunos ao resolverem problemas de matemática é uma ação importante para a avaliação de possíveis dificuldades e avanços que eles possam apresentar. Este trabalho objetivou analisar o desempenho e as estratégias de alunos de 4º e 5º anos, do Ensino Fundamental, na resolução de problemas de comparação multiplicativa. Utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais, com enfoque quali e quantitativo, e analisou-se o teste diagnóstico, contendo três problemas de comparação multiplicativa de 114 alunos, do 4° e 5° ano, de uma Escola Pública de Fortaleza-Ceará, apresentando baixo desempenho nas situações de comparação multiplicativa. Dentre as estratégias utilizadas pelos estudantes, verificou-se a presença de três sistemas: Agrupamentos, Contagem e Algoritmo. Os resultados revelaram que ainda há uma necessidade de investimento na formação de professores de matemática, no sentido de possibilitar aos alunos uma variedade de situações que ampliem o campo conceitual multiplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atua profissionalmente como professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará, ministrando as seguintes disciplinas: Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e operações e Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II. No Curso de Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação Matemática e Informática Educativa.

Maria Auricélia Gadelha Reges, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação em andamento - PPGE/UECE. Mestrado em Educação - Área de concentração Formação de Professores (2006) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialização em Gestão Escolar (1999). Licenciada em Pedagogia (1986). Professora Assistente do curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/CED/UECE) através da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Representações Sociais. Linha de pesquisa: Formação Docente e Práticas Pedagógicas.

Paulo César da Silva Batista, Universidade Estadual do Ceará

Pedagogo formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Aluno do Programa de Pós - Graduação em Educação - PPGE/UECE. Participa do PAIC de Matemática - SEDUC/CE. Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino - MAES/UECE e colaborador do Grupo Estruturas Multiplicativas - EMULT. Tem experiência na área de Educação, com temática: Educação Matemática; Psicologia Cognitiva e Tecnologias Digitais em Educação. 

Marcília Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aprendizagem da matemática, educação matemática, formação de professores. 

Publicado

2018-01-21

Como Citar

de Oliveira Barreto, A. L., Reges, M. A. G., Batista, P. C. da S., & Barreto, M. C. (2018). Situações de Comparação Multiplicativa: O que Alunos de 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental Demonstram Saber?. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 230-245. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/865

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática