Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística

Autores

  • João Domingos Gomes da Silva Junior joao.dgomes@gmail.com
    Docente do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II (CP2- ENII) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa lmgccosta@gmail.com
    Docente do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II (CP2- ENII) e PROPGPEC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Estatística. Ensino de Probabilidade. Conceito Frequencista

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma proposta de abordagem ao conceito de probabilidade diferente da sugerida na generalidade dos livros didáticos. Procurou-se elucidar de forma clara a proposta pedagógica para que outros professores possam, assim como os autores, propor atividades experimentais para a construção de conceitos. A atividade proposta prevê a utilização de recursos digitais e computacionais para abordar o conceito de probabilidade através de experimentos simples e de fácil compreensão. A Lei dos Grandes Números foi primordial para embasar matematicamente este trabalho e no qual se conseguiu levar os alunos a intuir a veracidade e a convergência referida nessa lei. Pôde-se verificar que esta atividade não só despertou o interesse dos alunos, como também foi um meio facilitador para o aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Domingos Gomes da Silva Junior, Docente do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II (CP2- ENII) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    Mestre em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Docente do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II (CP2- ENII) e PROPGPEC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
    Doutora em Matemática pela Universidade de Aveiro -- Portugal (UA),  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Docente do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II  (CP2- ENII) e PROPGPEC, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Publicado

2018-03-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Ensinando probabilidade através de um passeio pela Estatística. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(57), 126-137. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/897