Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”

Autores

  • Alice Stephanie Tapia Sartori alice.stephanie.ts@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Matemática. Saber Estatístico. Mudanças climáticas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Estatística a partir dos elementos teóricos advindos da perspectiva foucaultiana, que a compreende como uma das maneiras de governar a população. O estudo sugere uma problematização deste saber, discutindo como os números, taxas, medidas etc. produzem os sujeitos em suas atitudes individuais ou coletivas. Nesse caso, é evidenciada a constituição de um sujeito “verde” pelo dispositivo da sustentabilidade, discussão que poderia ser mobilizada pelo debate sobre as mudanças climáticas do nosso planeta. Para tanto, uma das ferramentas estatísticas utilizadas é a regressão linear, com uma breve análise de gráficos envolvendo dados sobre as anomalias de temperatura na Terra ao longo dos anos. Em síntese, tem-se a intenção de discutir a controvérsia científica sobre a causa do aquecimento global e consequentemente a produção de sujeitos, visando contribuir com as pesquisas no âmbito da formação de professores de matemática. 

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Biografia do Autor

  • Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2017-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre o Saber Estatístico: uma problematização para aulas de matemática a partir do tema “Mudanças Climáticas”. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(55), 94-109. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/901