Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade

Autores

  • Ieda Giongo
  • Mariana Brandt
  • Claudia Schvingel Klein Bühring
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Palavras-chave:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, etnomatemática, escrita, oralidade

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa/intervenção, que foi gerada no segundo semestre de 2016, num projeto financiado pelo recurso governamental Observatório da Educação. Qualitativa e tendo como referencial teórico metodológico o campo da etnomatemática, a investigação teve como lócus uma turma de quarto ano de uma escola pública, situada num pequeno município do Vale do Taquari, RS. Os materiais de pesquisa foram compostos de filmagens das aulas, materiais escritos e produzidos pelos estudantes e diário de campo da professora-pesquisadora. A análise, inspirada nas ideias de Michel Foucault e efetivada sobre o material de pesquisa, apontou: a) a emergência de distintos modos dos estudantes operarem com as quatro operações, sobretudo com o uso da oralidade; b) a potência pedagógica dos estudos etnomatemáticos para os processos de ensino da Matemática nos Anos Iniciais. 

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Publicado

2018-03-25

Como Citar

Giongo, I., Brandt, M., Schvingel Klein Bühring, C., Quartieri, M. T., & Hepp Rehfeldt, M. J. (2018). Três cenas de um processo pedagógico nos anos iniciais: Etnomatemática, escrita e oralidade. Educação Matemática Em Revista, 23(57), 113-125. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/946

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula