Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender

Autores

  • Julia Schaetzle Wrobel juliasw@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Teresa Cristina Janes Carneiro carneiro.teresa@gmail.com
  • Melissa Martins Fazio melissafazio@gmail.com
  • Clarissa Lopes Trojack clarissatrojack@gmail.com

Palavras-chave:

Motivação. Medida. Performance Matemática Digital. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais.

Resumo

A literatura acadêmica apresenta diversas propostas para elevar a motivação dos alunos: uso de materiais concretos, jogos, tecnologias digitais, entre outros. Na maioria das vezes, a atividade é considerada motivadora baseando-se apenas na fala do aluno. Mas para que seja possível comprovar a efetividades dessas iniciativas é necessário mensurá-las. Essa pesquisa debruça-se sobre a motivação para aprender à luz da Psicologia Cognitiva e analisa se as Performances Matemáticas Digitais (PMD) contribuem para a motivação dos alunos em aprender Matemática. Utilizou-se a Escala de Motivação para Aprender, adaptada a um cenário de PMD e concluiu-se que, com um pequeno ajuste, a escala é válida para medir a motivação para aprender com o uso de PMD. Além disso, verificou-se que 70% dos alunos concordam que a PMD os motiva a aprender Matemática.

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Pesquisas com Implicações para Sala de Aula

Como Citar

Motivação e performances matemáticas digitais: análise da escala de motivação em aprender. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(58), 103-117. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/956