Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico

Autores

  • Paulo Cesar Oliveira paulooliveira@ufscar.br
    Universidade Federal de São Carlos
  • Pamela Carolina Macedo pamelamacedo2011@hotmail.com
    Licenciatura plena em matemática da UFSCar

Palavras-chave:

Letramento estatístico, Ensino fundamental, Experiência pedagógica

Resumo

Este relato apresenta a análise dos registros de representação semiótica, mobilizados e coordenados na atividade escrita de 46 alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual paulista, envolvidos na resolução de duas tarefas referentes ao uso do gráfico de setores, contidas no Caderno do Professor e do Aluno. Os resultados da análise dos protocolos escritos dos alunos suscitaram discussões sobre o fenômeno de congruência. O foco no conceito de proporcionalidade comprometeu o desenvolvimento do letramento estatístico na compreensão do gráfico de setores. O conteúdo do enunciado das tarefas não promoveu a interpretação dos dados, tampouco a natureza do gráfico estatístico e, sim, os procedimentos matemáticos utilizados na resolução das tarefas.

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Biografia do Autor

  • Paulo Cesar Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

    departamento de física, química e matemática.

    área de educação matemática

  • Pamela Carolina Macedo, Licenciatura plena em matemática da UFSCar
    estudante da Licenciatura plena em matemática da UFSCar- Sorocaba

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Gráfico de setores: implicações dos registros de representação semiótica para o letramento estatístico. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(58), 118-131. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/957