As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores

Authors

  • Cristiane Coppe de Oliveira coppedeoliveira@gmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia - UFU Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP
  • Bertrand Luiz Corrêa Lima be_bertrand@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Este artigo pretende apresentar reflexões acerca da experiência vivenciada na disciplina “Matemática e Cultura: Etnomatemática” ministrada no ano de 2017, no curso de Matemática em uma universidade pública brasileira. O principal objetivo deste estudo foi o de verificar a relevância da discussão/reflexão acerca da pesquisa etnográfica na formação inicial em Matemática e sobre os modos de ver e conceber elementos culturais em contextos distintos. Nesse sentido, será apresentada uma pesquisa desenvolvida por um licenciando ao longo da disciplina, considerando saberes e fazeres (“ticas” de “matema”) vinculados às práticas de um pedreiro na cidade de Ituiutaba/MG. Por um lado, a pesquisa evidenciou que, na maioria dos processos na construção de uma obra, necessita-se de cálculos matemáticos, envolvendo raciocínio geométrico e cálculo mental. Por outro lado, que se torna necessário envolver a discussão da matemática e cultura, evidenciando a pesquisa etnográfica na formação inicial do professor de matemática, potencializando a dimensão educacional do Programa Etnomatemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP
    Coordenadora do GT 5 - História da Matemática e Cultura da SBEMLíder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFUDocente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da FACIP/UFUMembro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP
    Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP
  • Bertrand Luiz Corrêa Lima, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduando em Matemática pela FACIP/UFU. Bolsista do PET-Matemática da UFU.

Published

2018-12-23

Issue

Section

Múltiplas vozes em Etnomatemática

How to Cite

As “Ticas de Matema” de um pedreiro: relevância da pesquisa etnográfica na formação inicial de professores. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(60), 331-346. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1353