Etnomatemática e pedagogia decolonial na Educação de Jovens e Adultos Guarani

Authors

  • Gabriela dos santos Barbosa gabrielasb80@hotmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

O presente artigo tem como foco a Educação de Jovens e Adultos Guarani que residem na aldeia Sapukay, Angra dos Reis. É uma garantia da Constituição de 1988 que a educação escolar indígena deve ser bilíngue, multicultural e diferenciada. Neste estudo, investigam-se as contribuições da Etnomatemática na construção de uma escola com este perfil. Foi realizada uma pesquisa quase-experimental com base nos princípios de um Programa em Etnomatemática definidos por D’Ambrósio (1998) e nos pontos de aproximação deste com a Pedagogia Decolonial proposta por Walsh (2007). O trabalho apresenta e analisa a concepção inicial de Matemática dos estudantes, o processo de seleção dos conteúdos matemáticos a serem estudados e quatro atividades realizadas nas aulas. A conclusão aponta que a Etnomatemática contribuiu para a construção da escola indígena por viabilizar no campo da Matemática a desconstrução dos quatro eixos de colonialidade que vêm subalternizando os indígenas brasileiros desde seus primeiros contatos com não indígenas.

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Author Biography

  • Gabriela dos santos Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Published

2018-12-23

Issue

Section

Múltiplas vozes em Etnomatemática

How to Cite

Etnomatemática e pedagogia decolonial na Educação de Jovens e Adultos Guarani. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(60), 210-228. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1371